Cidades

Cavalos comprados na gestão de Agnelo para a PM ainda não estão nas ruas

Após denúncias de que animais de raça teriam causado acidentes durante treinamentos por falta de doma, corporação impede que equinos sigam para a rua. Presidente de associação de militares aponta risco para profissionais e para sociedade

postado em 17/01/2015 08:10
Os 100 cavalos da Raça Brasileira de Hipismo comprados na gestão do ex-governador Agnelo Queiroz (PT), por um processo licitatório que custou cerca de R$ 3 milhões, ainda não estão nas ruas. Isso porque os dois primeiros lotes de equinos que chegaram ao DF ; com 20 animais cada um ; teriam causado acidentes durante os treinos por não serem domados. O comando da corporação não confirma a informação e diz que os animais estão sendo submetidos a novos testes para adequação ao ambiente urbano e a possíveis adversidades de eventos, como manifestações, nos quais comumente há a presença do Batalhão da Polícia Montada.

Leia mais notícias em Cidades


A situação dos cavalos foi denunciada por policiais militares que não quiseram se identificar. Eles afirmam que, diferentemente do que previa o edital, os animais não teriam sido domados e estariam ariscos. Isso provocou vários acidentes, com riscos físicos a alguns militares.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do DF (Aspra-DF), o sargento reformado Manoel Sansão Alves Barbosa, alguns acidentes foram relatados a ele. Por isso, enfatiza a necessidade da doma. ;Temos que considerar que o preço de um cavalo domado é diferente do custo de um animal arisco. Isso tudo tem relação com o que foi feito no governo passado. E, claro, quem paga o pato é a sociedade;, criticou. ;Vários policiais já caíram. Então, acho que é um risco para os profissionais;, completou.

Segundo o tenente-coronel responsável pelo treinamento, Leandro Arthur Schweitzer, que falou com a reportagem por telefone, os cavalos estão domados, mas não treinados para situações específicas. ;A situação de doma é diferente se compararmos uma fazenda e o meio urbano. Asfalto, barulho, bombas são coisas a que eles não estão acostumados. Por isso, os testes;, explicou. Os cavalos têm idades a partir de 3 anos, o que corresponderia a um adolescente entre 14 e 18 anos. ;Há cavalos da PM com 20, 30 anos. Se compararmos a um adulto humano, seria uma pessoa com 40 anos, idade em que eles teriam mais discernimento;, completou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação