Cidades

Secretaria de Saúde vai distribuir 1,4 milhão de camisinhas até o carnaval

Segundo a pasta, feriado marca período em que as pessoas, especialmente os jovens, ficam mais expostos ao contágio por doenças sexualmente transmissíveis

postado em 23/01/2015 15:59
A Secretaria de Saúde vai promover campanha pela prevenção de doenças sexualmente transmissíveis a partir deste domingo (25/1), data em que têm ínicio as festas pré-carnaval. Segundo informações da pasta, 1,4 milhão de preservativos serão distribuídos em centros de saúde e blocos de carnaval. A quantidade é 30% superior à de outros meses.

O itinerário da camisinha começa, como que por ironia do destino, no Bloco das Virgens, no Setor Bancário Norte. No próximo sábad (31/1), a bola da vez é o tradicional Sovaco da Asa, no Cruzeiro. Estandes com distribuição de preservativos, orientações e divulgação de mensagens estarão em meio à festa para conscientizar os foliões.

O carnaval é, de acordo com a Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis, um período de maior risco para a disseminação de doenças como a Aids, especialmente entre jovens. De 2008 a 2013, notificou-se 3.050 novos casos de Aids, 37% concentrado em garotos e homens de 15 a 29 anos, principal público-alvo da campanha.

Leia mais notícias em Cidades


;Considerando que mais de 54% dos casos entre os homens aconteceu em decorrência de relações homo/bissexuais, esta situação mostra vulnerabilidade dessa população. Por isso, insistimos para que as pessoas façam os exames para saber se são ou não portadores do vírus da AIDS ou sífilis. Só assim, pode-se evitar o pior e proteger suas parcerias sexuais. É possível se divertir e se cuidar ao mesmo tempo;, disse Sérgio D;Ávila, gerente da área.

Além da famigerada Aids, houve aumento nos casos de sífilis. No ano passado, cerca de 469 foram identificados, 72% sendo homens. Durante o período de festas, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Rodoviária do Plano Piloto e os centros de Saúde vão intensificar a oferta de testes. De acordo com D;Ávila, porém, é preciso esperar cerca de 30 dias após a relação sexual para o teste ser efetivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação