Cidades

Ciclistas homenageiam Edimar Gomes atropelado na última segunda-feira

A vítima segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base

postado em 25/01/2015 15:34
Paz no trânsito: era isso que buscavam cerca de 500 ciclistas que pedalaram hoje, 25/01, no Gama. Nas camisetas de grande parte deles, uma hashtag: #ForçaEdimar, uma alusão ao ciclista Edimar Gomes que, na última segunda-feira, 19/01, foi atropelado em uma via que dá acesso à região ; naquele dia, ele foi surpreendido pelo veículo de Ronaldo Amaral, de 18 anos. O jovem fugiu sem prestar socorro e, logo depois, capotou o veículo. Já Edimar, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base.

Ele se apresentou à polícia, mas responderá o processo em liberdade. ;Ele pedala há 15 anos e sempre teve todos os cuidados de segurança. Estava equipado e sinalizado;, afirma Diego Lima, 19 anos, sobrinho e afilhado da vítima. Edimar está internado no Hospital de Base em estado grave, mas recebeu a força das centenas de pessoas que participaram do ato, principalmente porque a insegurança traz risco a todos eles.

;Grupos de pedal seguem indignados há muito tempo por causa da falta de respeito dos motoristas com a gente. Agora foi meu padrinho, mas poderia ter sido qualquer um de nós. Toda semana a gente fica sabendo de um caso novo. Já jogaram carros para cima de mim várias vezes;, garante Diego Lima, que também anda de bicicleta.

Um das mais fortes reinvidicações era por mais campanhas de conscientização dos motoristas sobre o respeito aos ciclistas. ;Apenas 13% do orçamento do Detran previsto e autorizado para campanhas educativas é usado. Isso é muito pouco. Não basta apenas fazer as ciclofaixas se você não educa;, garante Renata Florentino, secretária institucional da ONG Rodas da Paz. Durante o mandato de Agnelo Queiroz foram construídos 400km de ciclofaixas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação