Cidades

Fundador da Rede Sarah, Aloysio Campos foi o primeiro ortopedista do DF

Nascido no Rio, Aloysio Campos da Paz chegou em 1959 a Brasília. Conviveu com "figuras notáveis", como Darcy Ribeiro e Lucio Costa

postado em 26/01/2015 06:34
Nascido no Rio, Aloysio Campos da Paz chegou em 1959 a Brasília. Conviveu com Aloysio Campos da Paz Júnior nasceu em 9 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro, em uma família de médicos consagrados, com larga tradição na capital fluminense. Formou-se pela então Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e começou carreira no pronto-socorro do Posto Lido, em Copacabana.

Pisou no Planalto Central, pela primeira vez, em 1959, acompanhado da mulher, a bibliotecária do Senado Federal Elsita Campos, com quem teve três filhos: Isabela, Aloysio e Priscila. Como ele mesmo dizia, teve a oportunidade de conhecer e conviver com ;figuras notáveis;, como o filósofo Leandro Konder, o sociólogo Florestan Fernandes, o antropólogo Darcy Ribeiro e o urbanista Lucio Costa.



O casal mudou-se do Rio para o cerrado ainda durante a implantação da nova capital. O primeiro emprego do ortopedista em Brasília foi em uma espécie de hospital de campanha. Em uma estrutura improvisada, ele atendia dezenas de operários que, contava, se acidentavam naquele gigantesco parque de obras e eram ali despejados.

Boa relação com políticos e jornalistas: com Darcy Ribeiro, em pé, Maria da Conceição Tavares e Luís Gutemberg na enfermaria do Sarah

Atuação
Campos da Paz preparou-se para atuar em ortopedia infantil, mas logo se viu obrigado a ampliar o campo de atuação. Como primeiro ortopedista a chegar à cidade, integrou a equipe médica inicial do Hospital Distrital de Brasília, atual Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).

A mudança para a capital federal foi uma aventura. O médico e a mulher queriam ter a oportunidade de se realizar não apenas pelo nome e pela fama da família. O avô de Campos da Paz, o também médico Manoel Venâncio Campos da Paz, ajudou a fundar a Aliança Libertadora Nacional (ALN), em 1935.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação