Cidades

Manifestantes fecham via da Fercal para pedir mudanças na administração

Eles também reivindicam que o policiamento seja feito pelo Batalhão de Sobradinho e não pelo Batalhão Ambiental, como ocorre hoje

postado em 28/01/2015 08:36
Cerca de 80 pessoas fecharam, na manhã desta quarta-feira (28/1), a DF-150, via de acesso à Fercal. O grupo reivindicava o retorno da administração regional da localidade. Por volta das 6h, com pedaços de madeira e pneus, o grupo impedia o fluxo do trânsito. Às 9h40, os manifestantes liberaram o local. Segundo a Polícia Militar, os dois sentidos da via chegaram a ser interditados.
Na ocasião, o grupo também protestou pela melhoria do policiamento da região. Segundo eles, atualmente o serviço é realizado pelo Batalhão Ambiental. Os moradores desejam que as rondas sejam feitas pelo Batalhão de Sobradinho. A Polícia Militar tentou negociar a liberação da via com os manifestantes.
No último dia 20 de janeiro, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou os nome dos novos administradores regionais. Com isso, o chefe do Executivo também reduziu o número de administrações regionais. De 31, elas passaram para 25. A medida teve como objetivo economizar R$ 1,5 milhão por mês dos cofres públicos. Nesse sentido, Fercal e Sobradinho II passaram a integrar uma única administração, comandada por Estevão Reis.
Reunião
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar esteve no local, mas não precisou intervir. O administrador Estevão Reis também estava presente e conversou com os manifestantes, quando houve a liberação da pista.
"Há uma proposta de fusão de administrações que está sendo analisada junto com a comunidade. Ela ainda será discutida na Câmara (Legislativa)", contou Estevão Reis.
Uma comissão, com 11 moradores, foi formada. Eles devem se reunir com o GDF para tratar dos problemas da Fercal. O grupo reclama também de questões relacionadas à saúde, educação e abastecimento de água na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação