Cidades

Temporal causa transtornos em Brasília; previsão é de chuva até domingo

Para esta quinta (29/1) e sexta-feira (30/1), a temperatura deve variar entre 17ºC e 27ºC e a umidade relativa do ar entre 95% a 60%

Jacqueline Saraiva
postado em 29/01/2015 08:28
Um temporal surpreendeu brasilienses na manhã desta quinta-feira (29/1). A forte chuva complicou o trânsito em todo o Distrito Federal e causou transtornos. Ao menos três acidentes foram registrados pelo Corpo de Bombeiros. Em um deles, no Eixão, na altura da 105 Norte, o motorista de uma caminhonete Hilux perdeu o controle da direção, rodou na via e capotou depois de bater em dois carros. O homem, de 55 anos, foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) com dores no peito. Outras três pessoas, duas mulheres e um homem, também se feriram, mas foram atendidas no local e passam bem. Com o acidente, um grande congestionamento se formou na pista, até a altura da 112 Norte, sentido Sul. O tráfego foi desviado para a via no sentido contrário, que foi transformada em pista dupla para que os veículos conseguissem circular.

Helicóptero foi acionado para resgate de vítima na EPTG

Três faixas foram interditadas após acidente na EPTG

Outros dois acidentes foram registrados na Estrada Parque Taguatinga (EPTG): No primeiro, na altura da residência oficial do governador, um engavetamento envolvendo ao menos três veículos e uma moto deixou um ferido. Por volta das 9h30, o condutor de um Gol vermelho, Marcos Oliveira, 31 anos, afirmou que o trânsito parou e ele não conseguiu frear, batendo no carro à frente, um Pólo preto. Outro condutor, que vinha atrás em um Pálio, também não conseguiu parar e bateu no Gol. Um motociclista, de cerca de 30 anos, seguia pelo corredor e também não pode desviar: acabou batendo na traseira do Palio. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para um hospital com fratura exposta no membro inferior direito. Três faixas foram interditadas para o socorro da vítima e para a realização da perícia, que chegou às 10h50 ao local.

No segundo, na altura do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), dois carros bateram. Há vítimas no local, mas não foi informado o estado de saúde delas.

Capotagem na altura da 105 Norte

Os motoristas que não evitaram tesourinhas na Asa Norte encontraram os habituais problemas, com congestionamento e alagamentos, além de árvores caídas. Um grande galho impediu a passagem dos carros no estacionamento do Hemocentro. Segundo informações da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), uma grande área próximo a Fonte Luminosa está alagada, o que dificulta a passagem de carros pelo local.

Para esta quinta (29/1) e sexta-feira (30/1), a temperatura deve variar entre 17ºC e 27ºC e a umidade relativa do ar entre 95% a 60%

Retenções
A chuva forte causou reflexos no trânsito de toda a cidade durante a manhã. Por conta das pistas molhadas, os veículos reduziram a velocidade e vários pontos de retenção atrapalharam a chegada ao centro da capital. Na Estrutural, onde a inversão de faixas já foi desfeita às 9h, por volta das 9h40 o trânsito estava muito intenso no sentido Plano Piloto. Na EPTG, a retenção ocorria desde o centro de Taguatinga, onde a velocidade média era de 21km/h, segundo o aplicativo Waze.

A saída do Recanto das Emas, Samambaia e arredores também foi complicada para quem seguia pela BR-060 e pela EPNB, onde veículos ficaram retidos na altura do Riacho Fundo I. Há congestionamento nas saídas de Valparaíso e de Santa Maria, pela BR-040, onde o trânsito não passa dos 5Km/h. A chegada ao centro da capital também exige paciência. O excesso de carros provoca filas e o tráfego segue com média de 15km/h.



Aeroporto JK
Por conta da chuva, o Aeroporto Internacional de Brasília opera com o auxílio de instrumentos desde às 8h27. Segundo a Inframerica, concessionária que administra o terminal, o procedimento não alterou o fluxo de decolagens e pousos. Todos os voos programados para esta manhã cumprem o horário programado.

Para esta quinta (29/1) e sexta-feira (30/1), a temperatura deve variar entre 17ºC e 27ºC e a umidade relativa do ar entre 95% a 60%

Mais água
E se depender da meteorologia, o período chuvoso deve continuar até o fim de semana no Distrito Federal. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de pancadas de chuva, serão registradas trovoadas em pontos isolados da cidade nesta quinta-feira (29/1). O céu fica de nublado a encoberto.

EPTG no começo da manhã

Para esta sexta-feira (30/1), a tendência é a mesma. A temperatura deve variar entre 17;C e 27;C e a umidade relativa do ar entre 95% a 60%. Nesta quarta-feira (28/1), no último temporal registrado no DF, o trânsito ficou complicado, vias ficaram congestionadas e acidentes foram registrados, além dos habituais alagamentos. Os fortes ventos derrubaram árvores e estruturas em estacionamentos da Asa Norte.

Com informações de Thiago Soares

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação