Cidades

Fiel recolhe documentos e imagens para remontar a trajetória de igreja

A intenção é ampliar o trabalho e recuperar as memórias de outros templos candangos

Isa Stacciarini
postado em 31/01/2015 07:04
Marcelo é pesquisador e quer remontar a reconstruir a história da paróquia Cristo Redentor, em Taguatinga

A história dos quase 37 anos de uma igreja em Taguatinga Norte tem sido resgatada por um fiel. Os fatos da Paróquia Cristo Redentor são colhidos, entre outros locais, no Arquivo Público do DF. Documentos, fotografias, cartas manuscritas e imagens são utilizados para compor a memória do templo. A pesquisa também reúne depoimentos emocionados dos primeiros paroquianos e padres. O intuito é compilar tudo isso em uma revista a fim de celebrar os 40 anos da igreja, em 11 de fevereiro de 2018. Até lá, a intenção é lançar, a cada ano, um produto para homenagear a paróquia.

[SAIBAMAIS]O projeto de recuperar a trajetória do espaço tem, até agora, duas imagens do lançamento da pedra fundamental da igreja, dois livros de registro tombo ; semelhantes aos de ata ;, imagens aéreas do terreno, certificados de participação dos fiéis em eventos católicos e procissões, além de testemunhos de paroquianos e do primeiro pároco da Cristo Redentor, Dercílio Rodrigues Braga, nomeado pelo então arcebispo de Brasília, Dom José Newton de Almeida Baptista, em 26 de fevereiro de 1978. O religioso, hoje, tem 70 anos. O idealizador do estudo é um dos servidores do Arquivo Público do DF, Marcelo Durães, 45, frequentador da paróquia há pelo menos três décadas.

Leia mais notícias em Cidades

A ideia surgiu há um ano. Quem ajuda a entrelaçar as histórias são os religiosos. Até agora, a pesquisa soma cinco horas de gravação, muitos papéis e dezenas de digitalizações. Os documentos mostram o início da Paróquia Cristo Redentor, com a instalação em uma área onde antes funcionava um depósito para a entrega de chaves de imóveis à população do Distrito Federal. ;Na época, inclusive, pediram autorização para começar a celebrar missas no local. Esse acervo significa o registro e a comprovação de toda a materialidade. É uma forma de valorizar a história. A intenção é contar o passado e propor a preservação da história de outras igrejas no DF. Senti a necessidade de fazer esse trabalho;, ressaltou Durães.

Salão oval

A Paróquia Cristo Redentor tem salão em formato oval, com 15 painéis afixados no alto das paredes. As colagens ; vindas da Europa, segundo o diácono Ubirajara Gusmão Sobrinho, 61 anos ; ilustram uma coroa que conta a trajetória de Jesus Cristo. Ao todo, passaram pela paróquia 16 padres e, atualmente, há um vigário e um pároco espanhol, Pedro Rodriguez Garcia. ;O acervo é uma memória viva da igreja. Resgatar essa história é muito importante porque, a cada ano, ela se perde. A maioria das pessoas já se foi e, hoje, temos menos de 10% do total de paroquianos da época da pedra fundamental, que foi o começo de tudo;, ressaltou Sobrinho.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação