Cidades

Bloco de pré-carnaval Suvaco da Asa espera hoje 20 mil foliões

Ailim Cabral
postado em 31/01/2015 08:00

A concentração do bloco é na Quadra 10 do Cruzeiro, de onde a folia parte para o Sudoeste Econômico

Depois do pré-carnaval, que animou a cidade no último fim de semana, com os blocos independentes Agoniza, mas não morre, as Virgens da Asa Norte e o Bicicobloco, chegou a vez do Suvaco da Asa. A folia começa hoje, às 9h. A concentração é no Quiosque da Codorna, na Quadra 10 do Cruzeiro. Depois, a alegria tomará conta da Avenida das Jaqueiras, rua que divide o Sudoeste Econômico e o Cruzeiro. Pela manhã, o público pode aproveitar o Suvaquinho da Asa, bloco infantil. O grande desfile, no entanto, está previsto para começar às 13h e terminar às 17h. Os organizadores do evento aguardam 20 mil pessoas ; no ano passado, 15 mil marcaram presença.

Leia mais notícias em Cidades


Além da tradicional orquestra do Suvaco da Asa, os foliões poderão aproveitar o som de cinco grupos musicais. Entre eles, o Maracatu, o Tannoá e o Encanto do Paranoá e Itapoã. Um dos diretores do bloco, Pedro Moreira, contou que os grupos escolhidos focam a música regional, com elementos de percussão. ;Vamos varrer o Sudoeste Econômico com a alegria e a vibração do Suvaco;, prometeu.

Neste ano, a organização aproveitou para fazer duas campanhas de responsabilidade. Uma delas, a compensação de carbono, é uma parceria com a Empresa Brasileira de Gestão Ambiental Júnior (Embragea). No desfile, serão vendidas mudas do cerrado, por R$ 10 cada. Na outra campanha, realizada com a Cruz Vermelha de Brasília, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para doação. Depois da bagunça no Sudoeste, está prevista em uma festa parceira do bloco, que acontece na Ilha do Parque, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade, às 19h. É a Rebarba do Suvaco da Asa.

Trânsito e segurança
O policiamento será realizado pela Cavalaria da Polícia Militar, como 18 policiais montados, 54 a pé, seis equipes da Rotam e dois veículos oficiais da própria região. O trânsito ficará interrompido das 9h às 20h nos dois sentidos da Avenida das Jaqueiras. As ruas internas do Cruzeiro e do Sudoeste, além da 4; Avenida do Sudoeste, funcionarão como rotas alternativas. Os veículos que vierem do Setor Militar Urbano poderão desviar para o Eixo Monumental.

A via entre as quadras 8 e 10 do Cruzeiro estará com acesso livre à Estrada Parque Contorno do Bosque (EPCB). O Departamento de Trânsito (Detran) posicionará seis painéis eletrônicos para orientar os condutores. Além disso, equipes da autarquia estarão no local para controle de tráfego e para coibir infrações.

Campanha educativa
A Ambev, por meio da marca Antarctica, marca presença no carnaval do Distrito Federal. Além de apoiar os blocos de rua, patrocinando banheiros químicos, tendas de apoio, treinamento para ambulantes e brindes aos foliões, a empresa promoverá ações interativas com o intuito de promover o consumo responsável de álcool. A campanha educativa terá colaboradores fantasiados de motoristas de táxi e de latinhas de cerveja, em meio aos foliões, e convidarão as pessoas a soprarem o balão do bafômetro e revelar uma mensagem escondida. O texto terá um apelo para conscientizar o público sobre os perigos de misturar álcool e direção.


Caia na folia

Hoje
Suvaco da Asa
Concentração: às 14h, no Cruzeiro (Quiosque da Codorna, Quadra 10)

8 de fevereiro
Cafuçu do Cerrado
Concentração: às 15h, no Setor Bancário Norte

Agoniza, mas não morre
Concentração: às 14h, no Bar Beco (407 Sul)

14 de fevereiro
Babydoll de Nylon
Concentração: às 15h, na Praça do Cruzeiro

Antibloco
Concentração: às 14h, no Setor Bancário Norte

Concentra, mas não sai
Concentração: às 14h, no Setor Bancário Sul

15 de fevereiro
Pacotão
Concentração: a partir das 12h, na 302 Norte

Agoniza, mas não morre
Concentração: às 14h, na 406/407 Sul

Confronto Sound System
Concentração: às 15h, no Setor Comercial Sul

16 de fevereiro
Aparelhinho
Concentração: às 14h, no Setor Bancário Sul

Concentra, mas não sai
Concentração: às 14h, no Setor Bancário Sul

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação