Cidades

Filme gravado em Brasília vai contar a saga do casal Eduardo e Mônica

O diretor René Sampaio, o mesmo de Faroeste caboclo, promete um filme de época, retratando o DF de 1986

Renato Alves
postado em 01/02/2015 08:01
René Sampaio visitou uma das principais locações do filme:
Em meio à repercussão e às polêmicas da minissérie global Felizes para sempre?, Brasília se prepara para receber uma nova trupe de artistas que levará a capital de volta às telas de cinema de todo o país. E, desta vez, garantem os idealizadores do projeto, o Brasil verá apenas o Distrito Federal dos cidadãos comuns. Baseado na música homônima de Renato Russo, Eduardo e Mônica, o longa-metragem começa a ser filmado em setembro. Nele, a cidade, além de cenário, servirá como personagem da trama romântica. Mas, diferentemente da maioria das obras rodadas em terras candangas, os monumentos e o universo político não terão vez. Eles darão lugar às quadras residenciais e comerciais, aos parques, aos bares e à gente que habita e frequenta esses lugares, desconhecidos da maioria dos brasileiros.

[VIDEO1]

Previsto para estrear no fim de 2016, Eduardo e Mônica levará a assinatura do diretor brasiliense René Sampaio, 41 anos, o mesmo de Faroeste Caboclo. Assim como o longa homônimo da canção-hino escrita por Renato Russo, que atraiu mais de 1,5 milhão de pessoas aos cinemas em 2013 e abocanhou prêmios mundo afora, a obra cinematográfica sobre o casal mais famoso da música brasileira será um filme de época. Mas, enquanto Faroeste lembrou a Brasília do fim dos anos 1970 ; quando Renato escreveu a música ;, Eduardo e Mônica retratará 1986 (veja Para saber mais), quando o álbum Dois, da Legião Urbana, foi lançado, trazendo, entre outras, a canção que fala dos encontros e desencontros do casal.

René Sampaio, que mora entre Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York, passou a última semana em Brasília com o roteirista paulistano Luiz Bolognesi, autor de roteiros consagrados nacional e internacionalmente. O Correio acompanhou-os em uma visita a possíveis pontos de locação de Eduardo e Mônica. Alguns já são dados como certos, apesar de o roteiro só ser finalizado em março ou abril. Entre eles estão a Água Mineral, a cachoeira do Tororó, a Concha Acústica, a Universidade de Brasília (UnB) e o Parque da Cidade. ;Claro, no Parque, terá o clássico primeiro encontro do Eduardo e da Mônica. Na Concha, deveremos ter outra cena romântica do casal. Vamos filmar muito na UnB, em salas de aula e nos corredores, onde a Mônica estudou medicina. E vamos escolher uma casa no Lago Norte para ser a do avô do Eduardo;, adiantou Sampaio.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação