Cidades

Contra desocupação, moradores do Sol Nascente fecham Eixo Monumental

Grupo ocupou via durante 40 minutos e complicou trânsito na zona central de Brasília

postado em 09/02/2015 15:34

Moradores reivindicam que governo sinalize antes caso vá desocupar a área

Moradores da ocupação Nova Jerusalém, em Ceilândia, conseguiram uma audiência nesta tarde (9/2) com o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, Acelino Ribeiro.

O governo resolveu atendê-los após o grupo de 120 pessoas fechar o Eixo Monumental, em frente ao Palácio do Buriti, por 40 minutos e gerar congestionamento no trânsito na região central de Brasília. O protesto começou às 14h30 e os manifestantes usaram faixas, gritos e rojões para chamar a atenção dos agentes públicos.

Apesar de conseguirem falar com o representante da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, não foram abertas novas negociações. Um grupo formado por pessoas que foram desabrigadas que havia se reunido com o governo na semana passada chegou ao local e orientou os manifestantes. De acordo com o governo, algumas reivindicações, como auxílio-aluguel e cesta básica, já foram ouvidas e atendidas.

Segundo Paulo Sérgio Alves, presidente da Associação de Moradores do Residencial Nova Jerusalém, porém, o grupo quer saber o destino das famílias caso eles tenham que sair do local. "Queremos moradia definitiva. Falaram em albergue para nós, mas não queremos isso", protestou. Não houve conversa sobre isso.

Além disso, eles pedem que o governo faça um aviso prévio da operação de retirada. ;O Rollemberg começou a campanha no Sol Nascente, dizendo que ia regularizar todas as ocupações antes do governo dele. Estamos, há, pelo menos, 11 meses, vivendo lá. São 400 famílias humildes e todo dia tem um órgão fiscalizador;, afirmou. O GDF não sinalizou que avisará os moradores previamente.

Leia mais notícias em Cidades

Por volta das 16h10, os manifestantes desocuparam o local e desceram rumo à Rodoviária do Plano Piloto. Apesar das reivindicações, o governo não sinalizou interrupção nas operações de desocupação da poligonal demarcada. Os moradores de Nova Jerusalém estão na área 2 da região. A área 1 foi desocupada na semana passada.

Na última quinta-feira (5/2), houve confronto entre a Polícia Militar e os moradores de Nova Jerusalém, que queimaram um ônibus, montaram barricadas e jogaram pedras nos PMs. O Bope foi ao local e conteve os manifestantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação