Cidades

Agência autoriza aumento de tarifas de transporte público no Entorno

Aumento de 27,43% no preço do óleo diesel nos últimos dois anos é justificativa da ANTT para a autorização do reajuste

postado em 13/02/2015 12:24
Moradores do Entorno passam a pagar 18,39% mais caro pelas passagens de ônibus

Os usuários do transporte coletivo semiurbano entre o Distrito Federal e os municípios do Entorno pagarão passagens mais cara a partir do próximo domingo (15/02). De acordo com resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicada nesta sexta-feira (13/02) no Diário Oficial da União, as tarifas serão reajustadas em 18,39% com o objetivo de ;manter o equilíbrio econômico-financeiro das permissionárias e autorizatárias do transporte rodoviário semiurbano;.

Segundo a ANTT, a última alteração tarifária foi em julho de 2012. Como justificativa para a autorização do reajuste, a agência argumentou que o óleo diesel ; um dos principais componentes dos custos de operação da empresas, teve aumento de 27,43% no últimos dois anos, valor que não havia sido repassado aos passageiros.



;Cada item de custo tem sua variação apurada por índices oficiais específicos divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis (ANP).

De acordo com a ANTT, o reajuste será aplicado nas linhas que fazem os seguintes trajetos: Águas Lindas de Goiás para Brasília, Taguatinga, Ceilândia e Brazlândia; Monte Alto (Padre Bernardo) para Brasília, Brazlândia e Taguatinga; Novo Gama com destino a capital do país, Gama e Taguatinga; Girassol (Cocalzinho de Goiás) ida e volta para Brasília e Taguatinga; e a linha que faz o trajeto Mansões do Marajó (Cristalina) para Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação