Cidades

Economia no DF em crise: vendas caem e desemprego sobe

A alta dos juros, do preço de água, luz e alimentos contribui para a queda no consumo

postado em 26/02/2015 06:04

Mariana Batelli foi funcionária comissionada do GDF de janeiro a dezembro de 2014: agora, procura emprego
A economia do Distrito Federal está fragilizada. Em janeiro, houve queda de 14,34% nas vendas dos setores de comércio e de serviços em relação a dezembro, uma das maiores já registradas para o período, segundo dados da Federação do Comércio (Fecomércio). O Índice de Confiança da Indústria teve o pior resultado da série histórica e ficou em 43,3 pontos de uma escala de 100. A diminuição da confiança dos empresários na força produtiva local e o decreto do GDF que extinguiu os cargos comissionados contribuíram para o aumento da taxa de desemprego, que ficou em 12% ; 0,3 ponto percentual a mais em relação ao mês de dezembro. A construção civil foi o segmento que mais dispensou mão de obra e 7 mil postos de trabalho foram excluídos.

A crise econômica instalada no país e no governo do Distrito Federal preocupa o setor produtivo. No DF, em especial por conta da dependência do setor público. A alta dos juros; o aumento no preço de serviços públicos, como energia elétrica e abastecimento de água; e dos alimentos têm deixado o consumidor receoso. ;A elevação dos juros contribui para a queda do consumo porque ninguém quer usar crédito, assim como uma inflação alta assusta por causa dos preços. Soma-se a isso o fato de muitos servidores do GDF estarem sem receber. As pessoas passam a se preocupar mais com o orçamento doméstico e consomem menos;, afirma Adelmir Santana, presidente da Fecomércio.

Ele explica que, embora a queda de vendas entre dezembro e janeiro seja natural por causa do calendário do comércio ; o mês do Natal é o melhor para as vendas ; neste ano, a diminuição, de 15,68%, foi mais expressiva do que no mesmo período do ano anterior. ;Lembrando que a gente já vem de um dezembro ruim, a queda de janeiro deste ano é mais significativa;, alerta. De dezembro de 2013 para janeiro de 2014, a queda foi de 8,94%, 6,74 pontos percentuais menos do que o registrado em 2015.

A matéria completa está disponívelaqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação