Cidades

Mulholland fica impedido de assumir cargo público pelos próximos cinco anos

O atual professor de Psicologia recebeu sanções por parte do MEC

Isa Stacciarini
postado em 27/02/2015 06:00

Timothy Mulholland não poderá assumir cargos públicos nos próximos cinco anos, segundo a decisão

O Ministério da Educação (MEC) demitiu o professor e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) Timothy Martin Mulholland, eleito para o cargo em 2005 e que renunciou em abril de 2008. A decisão impossibilita o ex-servidor de assumir qualquer cargo público pelos próximos cinco anos. Além dele, seis pessoas receberam sanções, entre cassação de aposentadoria, destituição do cargo de comissão, advertência e suspensão. Em relatório de 540 páginas do MEC, o professor foi acusado de integrar um suposto esquema de corrupção com envolvimento da Editora da UnB e Fundação UnB, entre 2007 e 2008, e que somaria R$ 19,5 milhões. A demissão do americano naturalizado brasileiro e a punição a outros envolvidos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de ontem.

Em 2009, o MEC solicitou abertura de uma comissão na Controladoria-Geral da União (CGU) para apurar possíveis irregularidades. Segundo o Executivo Nacional, a CGU finalizou a análise em 2014 e recomendou a punição dos servidores envolvidos em virtude de convênios firmados com fundações de apoio. Entre as razões pelas quais Timothy foi desligado das atividades realizadas na instituição de ensino superior, estão improbidade administrativa, lesão aos cofres públicos, dilapidação do patrimônio nacional e utilização do cargo para lograr proveito pessoal (Leia quadro ao lado).

Também foram demitidos o ex-diretor da Editora UnB Alexandre Lima; o ex-diretor do curso de bacharelado em administração Gilberto Tristão; o ex-decano de administração da UnB Érico Paulo Siegmar Weidle e o servidor Manoel Mendes de Oliveira. Além deles, a servidora Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro foi suspensa por 30 dias e o servidor Antonio Carlos Ferreira de Souza Leal recebeu uma advertência.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação