Cidades

Moradores de áreas irregulares voltam a ocupar faixas do Eixo Monumental

Eles protestam contra a derrubada do Residencial Nova Jerusalém, em Ceilândia

postado em 02/03/2015 12:54
Cerca de 60 manifestantes bloqueiam o Eixo Monumental no início da tarde desta segunda-feira (2/3). Segundo a Polícia Militar, por volta das 11h40, o grupo bloqueou todas as faixas da pista N1, sentido Rodoferroviária, em frente ao Palácio do Buriti. Após 10 minutos, eles liberaram três faixas da via. O trânsito é complicado na região central de Brasília.

[SAIBAMAIS]O grupo voltou a fechar a via após tomar conhecimento da ação de derrubada no residencial Nova Jerusálem, no Sol Nascente. Cerca de 100 moradores montaram acampamento em frente na praça do Buriti. Às 6h, os manifestantes fecharam o eixo em todas as faixas da pista S1, sentido Rodoviária, na altura do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e da Câmara Legislativa. Por volta das 9h20, eles liberaram a via e se reuniram com o governo.

Leia mais notícias em Cidades


As 450 famílias que invadiram a área exigem um acordo com o governo do DF para incluir os moradores em programas habitacionais ou regularizar a situação da Nova Jerusalém. A reunião com a Subsecretaria de Movimentos Sociais e Participação Popular, porém, não resultou em acordo.

Neste momento, mais de 600 policiais, entre militares e civis, dão auxílio à Agência de Fiscalização (Agefis) na segunda etapa de desocupação de áreas do Sol Nascente, iniciada por volta das 10h. Até o fim da manhã, 33 barracos de madeira e 10 de alvenaria haviam sido derrubados. A previsão da agência é que cerca de 300 construções irregulares sejam retiradas em até quatro dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação