Cidades

Agência do Na Hora, em Taguatinga, terá serviço de conciliação

A população terá o auxílio da Justiça sem ter que ajuizar ações. O atendimento será gratuito e a promessa é de rapidez

postado em 18/03/2015 07:16
O brasiliense poderá resolver questões como divórcios e problemas com companhias telefônicas e aéreas sem recorrer aos tribunais. Ontem, foi assinado protocolo de intenções que formaliza a instalação da primeira unidade do Posto Avançado de Conciliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília (Cejusc) na agência do Na Hora, em Taguatinga. Significa que a população terá o auxílio da Justiça sem ter que ajuizar ações. O atendimento será gratuito e a promessa é de rapidez.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) e o Na Hora, e deve começar a funcionar no próximo semestre. No local, funcionarão três salas de atendimento, cada uma com seis mediadores por dia ; três de manhã e três à tarde. O horário de funcionamento será das 7h30 às 19h, o mesmo do Na Hora. Mas, por enquanto, o Cejusc é exclusividade de Taguatinga. ;Falamos de um projeto piloto que, possivelmente, será ampliado;, disse o secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto.



Entre os serviços oferecidos no local, estão os que envolvem atendimentos cíveis e pré-processuais, como pequenas causas e direito do consumidor. Para o governador Rodrigo Rollemberg, filho de um juiz de direito, trata-se de uma inovadora aproximação entre o Judiciário e a comunidade. ;Isso vai facilitar muito a vida das pessoas. O cidadão que bater o carro não precisa mais ir à Justiça. Ele poderá recorrer ao Na Hora e buscar uma solução naquele momento;, afirmou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação