Cidades

Jovens do DF usam redes sociais para fazer o bem pela cidade, com bom humor

Para moradores de cidades como Ceilândia, Recanto das Emas e Planaltina, as redes sociais não são somente diversão

postado em 28/03/2015 09:40
Era uma segunda-feira de manhã, no Setor O em Ceilândia, quando João*, 13 anos, saiu de casa para comprar balinha. O menino não precisava andar mais de 300 metros para chegar à padaria, próxima da casa onde morava com a mãe. O percurso, feito com frequência, normalmente tomava 15 minutos da rotina diária do garoto. Naquele 24 de setembro de 2012, ele demorou 72 horas para voltar aos braços da família. No meio do caminho, o estudante cruzou com um pedófilo que o desviou do caminho e o trancou em um sobrado. Amigos imprimiram 2 mil cartazes e 30 mil folhetos com imagens do garoto para distribuir nas redondezas. Mas ele só foi encontrado pela polícia quando uma vizinha do acusado reconheceu o menino após ver a foto do sequestrado estampada na página do Facebook Ceilândia Muita Treta.

Naldo, Michael e Rafael começaram a página como modo de se expressarem, mas a solução de um crime deu respeito a eles

A imagem, compartilhada 30 mil vezes por moradores da região, parou naquele site, depois de um vizinho desesperado pedir ajuda a Naldo Lopes, Michael Israel e Rafael Pedinha. Na época, os dois primeiros tinham 25 anos e o segundo, 21. O trio moderava o grupo havia poucos meses, mas já tinha conquistado o coração dos ceilandeses ao tratar os problemas sociais com bom humor. Naquele dia, entretanto, tudo mudou. Os três provaram o enorme poder de mobilização daquela ferramenta, até então recheada de postagens inocentes. Como consequência, ganharam o respeito da comunidade ao ajudar a construir o final feliz daquela família.



A experiência transformou os meninos. Eles entenderam que poderiam se mobilizar para levar melhorias à região. ;Somos uma voz importante dentro da comunidade e entendemos a responsabilidade que vem com isso;, analisa Lopes. A afirmação pode soar exagerada, mas não é. Em vez de reclamarem para a administração local, os moradores avisam ao Ceilândia Muita Treta sobre os locais que necessitam do asfaltamento de buracos, onde o recolhimento de lixo não passa e até quando alguém é assassinado. ;A população perdeu a confiança no governo e nas autoridades, estamos abandonados há muitos anos. Falta de tudo aqui e só quando juntamos as nossas vozes alguma melhoria acontece;, acredita Israel.

Essa situação é recorrente em Planaltina, por exemplo. A página Planaltina da Depressão, que também usa humor para reclamar dos problemas sociais, conquistou 19.300 seguidores. A página oficial da Administração Regional do local tem apenas 5.563. ;Temos o nosso canal, mas não ignoramos os anseios da população. Obviamente, consultamos as páginas comunitárias, como referencial. Temos obrigação de verificar a veracidade;, explicou o setor de comunicação, em nota.

Siga na internet
; Ceilândia Muita Treta (32 mil seguidores)
; Recanto City (14.700 seguidores)
; Planaltina da Depressão
; Paranoá Show
; Santa Maria Treta

*Nome fictício

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação