Cidades

Fiéis do Distrito Federal celebram Domingo de Ramos em Planaltina

Seguindo a tradição católica, cinco mil cristãos se reuniram na cidade e deram início às celebrações da semana santa

Rebeca Oliveira
postado em 29/03/2015 21:41
Seguindo a tradição católica, cinco mil cristãos se reuniram na cidade e deram início às celebrações da semana santa
Tradicional no calendário católico, o Domingo de Ramos foi celebrado ontem em Planaltina. Realizado há 44 anos na cidade, sempre uma semana antes do domingo de Páscoa, o evento foi marcado por uma grande procissão com saída da Capela São Leonardo Murialdo, no bairro Jardim Roriz. Cerca de dois mil fiéis de todo o Distrito Federal caminharam carregando ramos de oliveira, além de outros símbolos cristãos.

[SAIBAMAIS]O evento terminou com um grande encontro no Ginásio de Múltiplas Funções da cidade, onde outros três mil fiéis aguardavam o grupo. Segundo os organizadores, 5 mil pessoas prestigiaram a celebração. No encerramento da procissão, houve missa com o padre Paulo Renato, e encenação da chegada de Jesus à Jerusalém.

;O evento abre a semana santa, a celebração mais importante do calendário cristão;, acrescenta Leonardo Magalhães, coordenador do Grupo Via Sacra de Planaltina, a maior Via Sacra do DF e a segunda maior do Brasil. ;É um momento de contemplação, de fé, quando recordamos os últimos dias e gestos de Cristo;, completa Magalhães.

A celebração da Via Sacra começou no último sábado, quando a banda católica Verbo e o cantor Edilson Lima se apresentaram na cidade.

;O Domingo de Ramos é comemorado em todas as igrejas católicas do mundo e carrega certa dualidade. A data relembra que a mesma multidão que aplaudiu Jesus Cristo em sua chegada à Jerusalém, pediu sua crucificação e morte dias depois;, explica o padre Clóvis Albuquerque, do Instituto Divino Mestre, de Brasília.

Festa reduzida

Com a crise econômica que atingiu o DF, a verba concedida pelo governo para a realização da Via Sacra foi reduzida em um terço. ;Algumas estruturas tiveram que ser drasticamente alteradas. Haverá menos pontos de apoio, iluminação, e menos lugares nas arquibancadas. As roupas dos atores foram confeccionadas pelo próprio elenco;, lamentou Leonardo Magalhães.

Será afetada até mesmo a tradicional queima de fogos na encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo, a ser realizada na próxima Sexta-Feira, no Morro da Capelinha, em Planaltina. Em vez de 15 minutos de fogos, serão apenas quatro. Apesar das dificuldades, a expectativa é reunir 100 mil fiéis na festa cristã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação