Cidades

Tribunal de Justiça do DF concede liberdade a doleiro Fayed Trabousli

Fayed havia sido preso na terça-feira, depois de ser condenado por violação de sigilo e coação no curso do processo. Advogados conseguiram habeas corpus menos de 24 horas depois da prisão

postado em 01/04/2015 16:23

Menos de 24 horas depois de ser preso, o doleiro Fayed Antoine Trabousli conseguiu a liberdade. A liminar para a soltura dele foi deferida no começo da tarde desta quarta-feira (1/4) pelo desembargador Romão Cícero, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Fayed havia sido preso na tarde de terça-feira (31/3), no Lago Sul, depois de ser condenado em primeira instância a seis anos de prisão em regime fechado por violação de sigilo e coação no curso do processo. Na mesma ação também foram condenados os delegados Paulo César Barongeno, ex-secretário de Transportes, e Sandra Maria da Silveira. Os três foram presos em 2013 durante Operação Infiltrados.

O pedido de habeas corpus foi feito pela equipe de advogados de Fayed no plantão do TJDF, no fim da noite de terça-feira. A defesa do doleiro classifica a prisão como absurda. Um dos defensores, Marcelo Turbay questiona o fato de o mandado de prisão do doleiro ter sido assinado um dia antes do recesso judicial, por conta do feriado da Semana Santa. ;O documento foi assinado às 13h, mas o processo não teve movimentação até 18h03, logo depois que foi cumprida a prisão;, afirma Turbay, sócio no escritório do advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

O advogado reclama ainda que não teve acesso ao processo. ;Fayed foi preso sem saber os motivos da prisão. Fomos obrigados a entrar com o habeas corpus mesmo sem ter conhecimento dos termos da decisão que decretou a prisão;, questiona. Fayed respondia ao processo em liberdade e, para os advogados, ele, mesmo condenado, tem o direito de recorrer em liberdade. Ao conseguir libertar o cliente em menos de 24 horas, Marcelo Turbay comemora: A decisão é um primor, tecnicamente impecável. O desembargador Romão Cícero, com muita sensibilidade, constatou à clara obstrução ao direito de defesa e a inequívoca desnecessidade de uma prisão neste momento processual.

Leia mais notícias em Cidades

Fayed foi preso por policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco), por requisição dos promotores de Justiça do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A prisão foi decretada pela 1; Vara Criminal de Taguatinga.

Fayed, Paulo César e Sandra Maria foram investigados na Operação Infiltrados, deflagrada em março de 2013 pela Deco e pelo MPDFT. Conhecido como Turco, Fayed foi acusado pela Polícia Civil e pelo MDFT de ter usado uma conta do Ceilândia Esporte Clube para lavagem de dinheiro.

As apurações indicaram, à época, que os delegados interferiam em investigações da corporação sobre um suposto esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro. A delegada foi denunciada ainda por desacato a um colega que estava responsável pela investigação contra o Fayed.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação