Cidades

Mais de 1,4 mil presos serão beneficiados com o saidão de Páscoa

Os detentos serão autorizados a sair às 10h desta quinta-feira (2/4) e são obrigados a retornar na segunda-feira (6/4), também às 10h

postado em 01/04/2015 17:35
Nesta quinta-feira (2/4), 1.466 presos do sistema prisional do Distrito Federal, entre homens e mulheres, serão beneficiados com o saidão de Páscoa. Os detentos serão autorizados a sair às 10h e são obrigados a retornar na segunda-feira (6/4), também às 10h.

O benefício é concedido a presos que cumpram a pena há determinado período e tenham bom comportamento. A autorização é concedida ao preso que, até 2 de março, atenda integralmente a determinados requisitos de uma portaria da Vara de execuções Penais do DF (Leia abaixo). A regra de retorno não vale para aqueles que trabalham fora dos presídios. Esses, devem voltar assim que encerrarem as funções de empregados.

Leia mais notícias em Cidades

Condenados que cumpram pena pelos crimes de tortura, terrorismo, tráfico de entorpecentes e drogas afins, e os condenados por crime hediondo não podem ser beneficiados com o saídão.

Números


De acordo com dados da Subsecretaria de Sistema Penitenciário (Sesipe), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus/DF), o percentual de evasão no saidão de ano-novo foi de 1%. Os presos que cometerem infrações durante o saidão e forem pegos em flagrante, perdem todos os direitos já alcançados e a pena do novo crime soma-se às outras.

Confira alguns requisitos que os presos precisam cumprir para serem beneficiados com o saidão:

1. Deve ter cumprido 1/6 da pena (para réus primários);
2. Deve ter alcançado 1/4 da pena, além de estar cumprindo pena no regime semiaberto (para reincidentes);
3. Deve ter histórico de bom comportamento
Com informações da Sejus-DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação