Cidades

Atendimento pediátrico muda em UPAs de Ceilândia, Samambaia e Recanto

Em abril, a pediatria da UPA de Ceilândia não irá funcionar. Em Samambaia e no Recanto das Emas, o funcionamento será alternado em dias da semana

postado em 01/04/2015 21:02
As crianças que precisarem de atendimento emergencial em Ceilândia devem procurar o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e não a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da região administrativa. A Secretaria de Saúde do DF anunciou a mudança, que deve durar 30 dias, em uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (1;/4).
Os médicos da UPA foram remanejados temporariamente para o hospital de referência. A justificativa é alta demanda típica do período. No mês de abril, o número de casos de crianças infectadas com o vírus causador da bronquite cresce em comparação aos outros meses do ano.

Pediatria da UPA de Ceilândia não funcionará em abril
Leia mais notícias em Cidades

Em Samambaia e no Recanto das Emas também houve mudança. Os médicos da pediatria da UPA de Samambaia farão atendimento domingo a terça-feira, com reforço de médicos do da UPA do Recanto das Emas. Já na UPA do Recanto das Emas, os profissionais trabalharão de quarta a sábados, com reforço dos médicos da UPA de Samambaia. Pelo menos dois médicos atenderão em cada turno.

Essa quantidade era insuficiente nas UPAs, por isso, foi necessário o remanejamento. De acordo com a justificativa de representantes da Secretaria de Saúde, no período de mudança, a pasta espera receber autorização para contratar 100 pediatras aprovados em concursos públicos. Uma parte deles cobrirá vagas de temporários, a outra, será distribuída nos hospitais de Taguatinga, do Gama, de Ceilândia, de Sobradinho e de Brazlândia.

Duas ambulâncias ficarão disponíveis para fazer remoções de casos mais graves nas regiões onde não ocorrerem atendimentos pediátricos.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação