Cidades

A cerimônia de lava-pés da Quinta-Feira Santa acontece hoje por todo DF

A Quinta-feira Santa é dia de lembrar a humildade de Jesus Cristo ao limpar os pés dos apóstolos

postado em 02/04/2015 06:10

Na Catedral Metropolitana de Brasília, local onde uma das principais celebrações de lava-pés é realizada em Brasília, os últimos retoques foram dados na noite de ontem

A tradicional cerimônia de lava-pés da Quinta-Feira Santa traz uma mensagem importante: ;O nosso reinado é o do serviço;. Inspiradas no ato de Cristo, que em um gesto de humildade limpou os pés dos 12 apóstolos na noite da última ceia, as missas de instituição da Eucaristia e do sacerdócio celebradas hoje em todas as paróquias do Distrito Federal cumprirão o dever dos cristãos de transmitir essa ideia. Uma vida de amor e de doação ao próximo, como Jesus Cristo pregou. Em uma das igrejas mais tradicionais de Brasília, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a celebração será realizada pelo arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, às 20h.

Até a noite de ontem, muitas pessoas trabalhavam na preparação da cerimônia, inclusive com as 12 cadeiras onde sentarão os apóstolos. Os homens que ocuparão este lugar, hoje, trabalham em diferentes pastorais do DF. A professora Cleide Solano, 52 anos, dedica a vida à Igreja Católica. Ontem, dava os toques finais na arrumação da Catedral. Segundo ela, o ato de lavar os pés é um ;gesto da caridade; para mostrar humildade e serviço. O ritual ocorre durante a missa, logo depois da homilia ; preleção feita pelo sacerdote para se meditar sobre as leituras bíblicas. ;Depois da missa, a igreja se recolhe com Cristo em oração;, explica.

As 140 paróquias do DF terão as missas de instituição da Eucaristia e do sarcedócio, com o gesto do lava-pés. Pároco da Igreja Dom Bosco, na 702 Sul, padre Augusto Pártoli, é quem celebrará a festa na unidade, às 19h. ;É um momento pedagógico para os apóstolos. Não se pode sentar à mesa e celebrar a Páscoa tendo pecados. Cristo se coloca lavando os pés. Purifica-os e diz ;Eu vim para servir. Eu fiz, vocês também o façam;;, explica o padre. Aloísio Parreira Rodrigues, 42, participa todos os anos. ;Ser fiel é também estar a serviço. Da igreja, de Cristo, da sociedade, ou seja, preparado para servir em diversas situações. Essa é a lição da Quinta-Feira Santa;, lembra.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação