Cidades

Suspeito de assassinar duas garotas de programa é preso em Santa Maria

Uma vítima morreu asfixiada, outra espancada. Após resultado de exame de DNA, preso confessou crimes. Divergências no preço teriam levado às agressões

postado em 10/04/2015 20:36

Está preso um homem suspeito de matar duas mulheres com as próprias mãos, em Santa Maria. As mortes ocorreram em 2014. Uma das vítimas foi asfixiada, outra espancada. Joseni Alves Lopes, 26 anos, apontado pela Polícia Civil (PCDF) como autor dos crimes, foi detido há dois meses. Resultados de testes de DNA, entregues aos investigadores nesta semana, levaram à conclusão do caso, divulgado hoje.

Ambas as vítimas de Joseni eram garotas de programa, segundo o delegado cartorário da 33; DP, Sérgio Bautzer. Everlyn Dias Santos, de 24 anos, foi encontrada morta atrás do shopping da cidade, por volta da 0h de 10 de outubro. ;O local foi muito bem preservado. Encontramos um preservativo;, detalhou o investigador. Vestígios de material genético também foram recolhidos no corpo da vítima.

Investigadores receberam, ontem, o resultado do preservativo, positivo para Joseni. O suspeito já estava detido, por prisão temporária, pelo mesmo crime. Antes, exames de DNA do material colhido na vítima também identificaram o suspeito. ;Primeiro, ele negou a autoria. Após saber do teste de DNA, confessou. Disse que eles fizeram um programa, atrás do shopping, e que, depois, ela quis mais dinheiro. Ela o estapeou e ele, em reação, a matou a pancadas. Deixou-a agonizando;, relatou Bautzer.

Enquanto estava preso, o acusado confessou o segundo crime. O corpo de Silvana Barboza Costa, 31 anos, foi encontrado na tarde de 23 de setembro, em matagal no conjunto E da QR 516, em frente ao curral comunitário. Joseni criava um cavalo no local. ;Eles fizeram dois programas no dia. Ela quis mais dinheiro, passou às agressões. Ela quis se defender e a matou, com um mata leão;, disse o delegado.

Não foi encontrado material genético na vítima, descoberta em avançado estado de decomposição. Contudo, testemunhas viram Joseni com a vítima na data do crime, segundo Bautzer. Nos dois casos, o suspeito deu narrativas parecidas. "Quando ele abria a carteira, viam dinheiro e pediam mais", explicou.

As investigações que levaram à prisão de Joseni começaram após quatro corpos de mulheres serem encontradas em locais ermos da cidade e com sinais de violência, entre julho e dezembro. Em um caso, apurou-se que a vítima, Janaina Alves Tavares da Câmara, 23, foi assassinada pelo ex-marido, segundo Bautizer. Outro, contra Mirlen Cristina da Silva, 36, segue em aberto, à espera de resultado de DNA.

Joseni cumpria prisão domiciliar por estupro de vulnerável. Em dezembro de 2007, foi preso em flagrante após estuprar uma enteada, então com 11 anos, na casa da companheira à época, também em Santa Maria, conforme registro da PCDF. Ontem, foi solicitado que passe para prisão preventiva ; enquanto durar o processo. Se condenado, pode receber de 12 a 30 anos por cada uma das duas mortes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação