Cidades

Motorista provoca acidente de ciclista de 35 anos no Parque da Cidade

Caso ocorreu em frente ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade na manhã desta quarta-feira (15/4). A 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) investiga o caso

Isa Stacciarini
postado em 15/04/2015 20:16

Juliana bateu o rosto no chão; há suspeita de fratura no maxilar Um motorista é suspeito de ter provocado um acidente de trânsito que deixou uma ciclista de 35 anos ferida. Juliana Lanaro Ribeiro pedalava com um grupo no Parque da Cidade na manhã desta quarta-feira (15/4) quando foi surpreendida com a atitude do condutor em lançar o veículo na frente da turma. A maioria conseguiu frear, mas a vítima acabou arremessada, bateu o rosto no chão, e está com suspeita de fratura no maxiliar. O incidente aconteceu por volta das 7h10 em frente ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. No Dia Internacional do Ciclista, comemorado nesta quarta-feira, o caso é um novo episódio de violência contra quem pedala nas ruas do Distrito Federal.


Juliana pedalava com quatro outras pessoas, à direita da pista. Segundo testemunhas, o condutor de uma VW Amarok branca teria xingado os ciclistas e lançado o veículo na frente deles para que todos freassem bruscamente. Os outros conseguiram escapar, mas Juliana acabou lançada para a frente.

O suspeito, um médico mastologista, será ouvido em depoimento nos próximos dias. A 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul) trata o caso como lesão corporal culposa, quando não há intenção de lesionar. A possibilidade de dolo, porém, não foi descartada. Nesse caso, o motorista pode ser indiciado por lesão e fuga do local do acidente.

Segundo um dos ciclistas que pedalava com o grupo, Filipe Aragão, 30 anos, o Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros. Juliana está internada no Hospital Santa Luzia e às 19h desta quarta-feira passaria por uma cirurgia. ;A intenção dele era de que todos batessem na traseira do veículo. O motorista gritava ofensas, pedia para que saíssemos da rua, porque dizia que lá não era lugar para ciclistas e mandava todos irem trabalhar, como se ninguém tivesse família ou não trabalhasse. O que aconteceu é uma falta de respeito com o próximo;, ressaltou o empresário.


O analista de redes, Marcelo Tolentino, 45 anos, era o primeiro do pelotão dos ciclistas. Ele destacou que o motorista já seguia o grupo na faixa à direita. ;Ele nos ultrapassou, buzinou de forma agressiva, e logo fez a manobra para a direita. A atitude é, no mínimo, intolerante com o ciclista. É triste a incapacidade que alguns motoristas têm em conviver junto com a bicicleta;, disse.

Leia mais notícias em Cidades


Segundo o Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Silvain Fonseca, pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde não há ciclovia ou acostamento, a circulação de bicicletas em pista de rolamento é permitida. Para isso, é necessária uma distância de 1,5 metro entre o carro e o ciclista. Quem descumprir a norma está sujeito a infração média, quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação