Cidades

Cresce número de viajantes que prefere aluguel de casa em vez de hotéis

8,2% das pessoas que saíram de Brasília em fevereiro deste ano preferiram deixar os hotéis de lado e alugar uma casa

postado em 19/04/2015 08:10
Júlia e Gustavo com as filhas: opção de ficar em lugares com o mesmo espaço que eles têm em casa

Duas famílias, dois destinos diferentes, mas a mesma escolha de hospedagem: residência alugada. Júlia Conter, 29 anos, adora viajar com o marido e as filhas para roteiros internacionais, e Leila Cristina de Moura, 41, se diverte todos os anos com a família em paraísos brasileiros. Como quase sempre levam amigos e parentes, querem mais privacidade, conforto e, principalmente, economia nos gastos. A saída para isso tem sido pesquisar opções de casas e apartamentos, em vez do tradicional quarto de hotel. As duas não estão sozinhas. Só no mês passado, 8,1% dos brasilienses tiveram o mesmo comportamento, de acordo com o boletim do Ministério do Turismo. Um aumento de 800% em relação ao mesmo período do ano passado, o maior registrado desde 2012.

Júlia Conter é economista e tem duas filhas pequenas: Valentina, 9 anos, e Marina, 6. Na hora de escolher onde ficar, a primeira preocupação dela e do marido, Gustavo, é com as meninas. Em um quarto de hotel, por exemplo, espaço e horário são restritos. Ficar em uma casa proporciona à família um maior bem-estar. ;Quando abrimos mão do hotel, é em busca de mais espaço. Além disso, temos mais privacidade com as crianças. Numa casa ou apartamento, podemos fazê-las dormir e continuar conversando em outro cômodo;, explica. Outro ponto levado em consideração é o da alimentação. Em uma residência com cozinha, a família prepara a própria comida. Na última viagem para Orlando, nos Estados Unidos, o esquema foi esse: família e amigos reunidos em um mesmo endereço. ;Lá, em Orlando, é muito pela praticidade. Organizamos tudo e ficamos juntos, vivendo um pouco daquela cultura, indo ao mercado, ao açougue;, lembra.

Os dados do Ministério do Turismo revelam ainda que 2015 é o terceiro ano seguido no qual o índice desse tipo de hospedagem cresce na capital federal. Ou seja, hospedar-se fora dos hotéis virou moda. Isso não significa deixar para trás o conforto oferecido pelas redes. Em muitos casos, é possível alugar uma residência, com a privacidade e o espaço desejados, e ter a tranquilidade dos hotéis.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação