Cidades

Retrato Brasília encerra nesta terça, com oficinas, exposições e atividades

Projeto resultou em um mapeamento das expressões culturais do Distrito Federal, que será divulgada por meio de um livro e de um aplicativo

postado em 21/04/2015 09:41
Ocupação urbana, workshops, pool party, cinema, exposições. Tudo o que envolve a cultura da cidade está impresso no projeto Retrato Brasília ; uma parceria entre Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) e o Correio Braziliense. O lançamento foi ontem e marcou o fim de um projeto que durou mais de seis meses só com pesquisas. O resultado: um mapeamento das expressões culturais do Distrito Federal, que será divulgada por meio de um livro e de um aplicativo. Os dois tiveram lançamento na noite de ontem, no CCBB, e serão a continuidade do projeto cultural feito em homenagem aos 55 anos de Brasília.

Fernanda Ferrugem e Jorge Dupan apresentaram trabalho com bonecos ontem: contra o fast fashion

O livro documenta a construção do projeto e traz capítulos com a história de grupos distintos da cidade, como, por exemplo, do Jiu Jitsu Cultural e dos Novos Pioneiros. O aplicativo localiza as iniciativas mapeadas pela pesquisa da agência Mindset/WGSN Group. O Retrato Brasília apresenta as cenas culturais do DF sob o campo de visão de 90 jovens com idade entre 18 e 35 anos que participaram do projeto. Ontem, durante o lançamento, teve oficinas, workshops, exposição, projeção de cinema, a apresentação de um alfabeto pictórico inspirado em monumentos do DF e show com a banda Muntchako.

Entre as atividades mais curiosas, ontem, estava a exposição da estilista Fernanda Ferrugem e do performancer Jorge Dupan. Os dois trabalharam cerca de 15 dias na confecção de pelo menos seis bonecos gigantes, todos feitos de tecidos, roupas de coleções passadas e adereços de carnavais anteriores. Segundo Fernanda, a exposição é uma crítica ao consumismo.

;É um protesto ao consumo exagerado, exacerbado, ao fast fashion. Não precisamos comprar tudo sempre. Podemos aproveitar o que temos. Ou, se formos comprar, que seja direto da mão de quem fez;, explicou a artista. Cada boneca, dentro de um determinado cenário, representava uma situação: leveza, mistério, vaidade, ilusão, entre outras. ;Achei o projeto um desafio. Mas está aí;, comemorou Jorge Dupan. Hoje, o evento será no Cine Brasília, com programação que vai das 15h à meia-noite, e atividades diversas para todos os tipos de público (confira O que rola nesta terça).


O que rola nesta terça

Das 15h às 21h
Limonada Project convida Coletivo Ora Bolas
Haverá exposição de brinquedos ótico-mecânicos e projeção de animações sobre a história da animação. O público poderá participar da oficina Arqueologia da Animação, que ensinará a confeccionar os brinquedos Thaumatrópio e FlipBook. Com 1h20 de duração, haverá turmas para adultos e para crianças, com material didático incluso.

Experimente Utopia
Novos Pioneiros Empreendedorismo: Patrícia Herzog e Tatiana Petra/Experimente Brasília
Influenciadores convidados: Pedro Sangeon/criador do Gurulino (Arte e Cultura Urbana) e Lucas Hamu (empreendedorismo).

Pool Party e piscinas com Objeto Encontrado

Superquadra Experience
Passeio guiado a pé pela arquitetura e verde das superquadras. Inscrições: por ordem de chegada no lounge do Experimente Brasília no local. A visita é gratuita, com 2h de duração. Há 20 vagas.

Pedale nas Nuvens
Dez bicicletas Nuvenzinha estarão disponíveis para quem quiser pedalar pela cidade. Retirada no lounge do Experimente Brasília, de graça. Poderão ser usadas por até 1h.

Intervenção de arte urbana
Com o artista plástico Pedro Sangeon, criador do Gurulino.

Das 15h às 18h
Ação DF Zulu Breaker;s
Criação de painéis de arte
urbana com Gilmar Satão,
Cipriano Snupi, Anderson Fokker,
Flávio Soneka, João Sowtto
e Guga Baygon.

Das 15h às 17h
Oficina prática de skate para crianças
Com Francisco Pessanha,
atrás do Cine Brasília.

Das 15h30 às 16h30 e das 16h30 às 17h30

Oficinas de break
Com Will Locking e Thayson, no palco do cinema.
Das 15h à 0h
Food trucks
Degustação de produtos produzidos por nove kombis, entre comidas, bebidas, arte e música. Estão convidados: Canivete Camiseteria, Los Kactus, Komboleria, Kombinne, Corina, SucoPira, Vinny;s Pizza. Os food trucks estarão no estacionamento atrás do Cine Brasília, com acesso livre e degustação gratuita (quantidade limitada de comidas e bebidas)

Buzinaço Corujinha
Novos pioneiros de empreendedorismo: Marcela Prado, Daniel Junqueira/Corujinha Foodtruck Influenciadora convidada: Gracilene Bessa/Limonada Project.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação