Cidades

DF em estado de alerta contra a dengue: 2.403 casos só em 2015

Pesquisa mostra que o Índice de Infestação Predial no DF foi de 1,69% em março

Isa Stacciarini
postado em 24/04/2015 06:03

O casal Antônio e Mônica também contraiu a doença e, agora, mantém o quintal limpo

Em menos de quatro meses, 2.403 pessoas tiveram dengue no Distrito Federal. O número corresponde a 62,5% do total registrado no ano passado, quando 3.844 pessoas contraíram a doença. Até o último dia 20, quatro pacientes morreram por causa de complicações ; em 2014, houve cinco óbitos. A febre chikungunya também preocupa. Até agora, três pessoas ficaram doentes, contra nove no ano passado.

Leia mais notícias em Cidades


[SAIBAMAIS]Com esses dados, o DF fica em alerta. Uma pesquisa realizada pela Subsecretaria de Vigilância à Saúde mostra que o Índice de Infestação Predial (IIP) do DF foi de 1,69%, em março. O estudo permite mapear a quantidade de residências com focos das larvas do mosquito Aedes aegypti. A classificação é satisfatória quando está abaixo de 1%. O alerta ocorre acima de 1% até 3,9%. Depois isso, é risco de surto.

Das 31 regiões administrativas, duas apresentaram perigo de epidemia das duas doenças: Sobradinho 2 e Varjão. Do total, 20 localidades apresentaram estado de alerta, como é o caso do Park Way e do Lago Norte. Os principais depósitos da larva foram encontrados em vasos, frascos, bebedouros, depósitos de obras, cisternas, caixa d;água, latas de lixo e em entulho.


A empregada doméstica Maria Aparecida de Souza, 43 anos, mora no Varjão e contraiu a dengue tipo 3. Ficou internada 15 dias. Ela vive ao lado de um terreno onde são despejados restos de construção. ;Já tentei limpar o local, mas as pessoas não respeitam. Sem contar o tanto de objetos com água parada. Hoje, qualquer mosquito me dá medo. Não existe dor maior do que a da dengue;, afirmou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação