Cidades

Mães procuram aula de balé para bebês para ajudar no desenvolvimento

postado em 24/04/2015 12:54

A bailarina e professora de dança Daniela Amorim dá aulas de ballet há 14 anos, mas nunca tinha pensado em trabalhar com crianças realmente pequenas. Até que um dia, ouviu da mãe de uma suas alunas: ;Minha filha de sete anos está chegando em casa depois das aulas e ensinando a irmãzinha a dançar!”. Foi aí que surgiu a ideia de criar uma atividade específica para pequenos - com foco nos menores de seis anos -, que, com um aulão inaugural, passa a integrar o calendário de um novo espaço cultural, a partir deste sábado (25/4) na Asa Norte.


A demanda dos pais que sonham em ver as filhas como bailarinas sempre foi grande ; todas as interessadas até o momento são do sexo feminino. A professora sabia, contudo, que lidar com crianças de pouca idade seria um desafio. Mesmo assim, resolveu abrir uma turma para a faixa etária entre um e dois anos e está muito satisfeita com o resultado. Ela conta que os exercícios têm que ser ajustados para as peculiaridades da idade e o tempo de adaptação de cada um deve ser respeitado. "Eu tento fazer com que elas se interessem pela proposta. Nessa idade, as crianças não respondem muito bem a comandos, então tudo é no ritmo e no tempo delas. O segredo é conseguir atrair o interesse pela atividade", explica.

As aulas não usam técnicas do ballet clássico. Com atividades são lúdicas, a sala é repleta de brinquedos e aparelhos que, além de suporte para os movimentos, acabam por prender a atenção das crianças nas tarefas. ;Eu costumo dizer que a aula é de ballet por causa da fantasia e o sonho das crianças em se sentirem bailarinas;, esclarece Daniela, para quem os benefícios da atividade são inúmeros. ;O objetivo maior é proporcionar um desenvolvimento corporal da criança por meio da percepção e expressão do movimento;.

Durante a aula, a interatividade entre as alunas é muito grande. Já as mães concentram mais a atenção em seus próprios filhos. A produtora cultural Juana Miranda sempre foi muito ligada às artes, principalmente à dança. ;Isso é uma forma da gente se expressar, de mostrar a vida por meio do movimento e interagir com as pessoas usando a emoção;, defende.

Ela resolveu matricular Laura, de um ano e meio, nas aulas, porque viu uma nova oportunidade de estimular o desenvolvimento da filha. ;A Laurinha parece ter gostado muito. Ela faz os movimentos no tempo dela, até conseguir interagir com os outros bebês. A dança tem essa questão de libertar alguns padrões de vergonha e isso é muito bom pras crianças;, diz Juana.

Daniela acredita que a iniciativa de ter criado a turma tem tudo pra dar certo, porque muitos pais gostariam de iniciar as filhas na dança desde cedo. Além disso, segundo a professora, é muito satisfatório trabalhar com crianças. ;As pessoas me perguntam se não tem que ter paciência para lidar com essa idade. Eu respondo que não é questão de ser paciente, mas de gosto. É muito bom ver a reação aos estímulos que damos durante as atividades, e elas respondem de uma forma muito verdadeira!”, afima a professora.

Serviço
Aulão de inauguração do Espaço Trupe Trabalhe Essa Ideia
Sábado, 25, a partir das 14h30
Na CLN 113, bloco C, loja 37
(61) 8120 0697

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação