Cidades

Voluntários fazem campanha para ajudar menina com tipo raro de leucemia

Motivadas pelas reportagens do Correio, amigas se mobilizam para incentivar doação de sangue e de medula óssea

postado em 25/04/2015 10:34

Inspiradas por reportagens do Correio, que resultaram na campanha #AjudeCatarina, mulheres que participam de um grupo de amigas em uma rede social decidiram se unir para doar sangue e medula óssea. Nessa sexta-feira (24/4), cerca de 10 pessoas fizeram coletas na Fundação Hemocentro do Brasília para ajudar a menina que tem um dos tipos mais agressivos de leucemia (LLAT) e que sonha em encontrar um doador compatível. Há um ano e oito meses, Catarina aguarda na fila. As chances de se encontrar um doador compatível são raras - em média, uma em cada 100 mil.

Motivadas pelas reportagens do Correio, amigas se mobilizam para incentivar doação de sangue e de medula óssea
Leia mais notícias em Cidades

O grupo que esteve no Hemocentro ainda não conhece Catarina, embora tenha feito contato com a mãe da menina para informar sobre a campanha. Segundo uma das participantes e organizadora do ato, Carol Porto Xavier, a ideia é, em um segundo momento, poder encontrar a menina. "Fizemos o bem, sem olhar a quem. Isso é importante. Muitas mulheres que não foram ao encontro se cadastraram no Redome (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea) e foram ao longo da semana. Já estão até pedindo para organizarmos outro evento", revelou. "Com o grupo Casa de Amigas, temos a chance de estender as mãos a causas importantes como essa. Não vamos sanar infelizmente tudo o que chega até nós, mas podemos plantar sementes nos corações das pessoas", completou.

Após a intensa campanha #TamoJuntoMichel, nas redes sociais, e abraçada pelo Correio, o militar Michel Maruyama, 31 anos, conseguiu que mais voluntários se cadastrassem e o resultado foi o encontro de uma medula compatível.

Confira o vídeo feito pelo grupo que esteve no Hemocentro: http://goo.gl/ah1fkz

; Quem pode doar?
Pessoas entre 18 e 55 anos que não tenham doença infecciosa ou incapacitante.

; O que é preciso fazer?
Preencher um formulário e passar pela tipagem sanguínea.

; Como é feita a coleta?

A retirada da medula ocorre com anestesia, nos ossos da bacia, e o voluntário estará plenamente recuperado em 15 dias. Um sistema nformatizado cruzará os dados dos pacientes com os dos doadores para encontrar pares compatíveis.

; Que entidade procurar no DF?
Interessados em doar medula óssea devem procurar a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), no SMHN, Quadra 3, Conjunto A, Bloco3, Asa Norte, próximo ao Liberty Mall Shopping, das 8h às 17h. O telefone é 160, opção 2.

; Como ajudar Catarina?
Compartilhe a hashtag #ajudecatarina e faça seu cadastro no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), criado e gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. O sistema facilita as buscas e compatibilidade entre doadores e receptores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação