Cidades

Observador de pássaros lança livro sobre o ciclo de vida de beija-flores

Tancredo Maia Filho transformou a admiração em livro que reúne imagens de todo o ciclo de vida dessas aves, da descoberta dos ovos ao primeiro voo

Nathália Cardim
postado em 01/05/2015 08:06

Depois da aposentadoria, Tancredo Maia passou a se dedicar a fotografar a rotina dos pássaros


A paixão de um observador de pássaros virou livro. Após se aposentar, em 2009, o arquiteto formado pela Universidade de Brasília (UnB) Tancredo Maia Filho, 68 anos, desenvolveu uma profunda admiração pelas aves. O resultado do trabalho, registrado pelas lentes de sua máquina digital, foi o livro Nasce um beija-flor, que será lançado na próxima semana. Na obra, ele apresenta o ciclo de vida de beija-flores, que dura dois meses.

Nascido em Rio Branco, Tancredo foi criado em uma cidade chamada Cruzeiro do Sul, onde brincava às margens do rio Juruá. Viveu ali dos 3 aos 10 anos de idade. Foi nessa região que ele aprendeu que a natureza é mágica, sábia e incrivelmente transformadora. Aos 16 anos, em 1963, desembarcou em Brasília. ;A infância no Juruá me ensinou muitas coisas. Me abriu os olhos para a possibilidade de aproveitar e admirar aquilo que a natureza tem a oferecer e, acima de tudo, a ser humilde frente a ela. Por isso, hoje, eu me sinto um privilegiado;, relata Tancredo.

Casado, com três filhos e quatro netos, ele buscava um novo ofício para os seus dias de aposentadoria. Com apenas uma escada e uma máquina fotográfica em mãos, encontrou, numa manhã ensolarada, enquanto catava folhas secas para modelos de xilografias, um ninho de beija-flor com dois ovinhos, no Parque Olhos d; Água, na 413/414 Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação