Cidades

Associação fará protesto contra decisão da UnB de exigência de diploma

A AfaUnB considera abusivo ao pedido de comprovação da conclusão do ensino médio para o processo

postado em 03/05/2015 08:02
No vestibular 2014, não era preciso comprovar o término do ensino médio
Uma manifestação programada para segunda-feira (4/5), às 16h, em frente ao edifício da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB), pedirá a mudança nas regras do edital do vestibular do segundo semestre deste ano. Pela primeira vez, os candidatos devem comprovar a conclusão do ensino médio para se inscreverem no processo seletivo, o que é considerado abusivo pela Associação dos Familiares e Alunos do Ensino Médio aprovados na UnB (AfaUnB). No entanto, segundo o reitor da instituição, Ivan Camargo, estudantes que tenham alto rendimento atestado por uma declaração da escola poderão fazer o vestibular e se matricular no nível superior caso sejam aprovados.

[SAIBAMAIS]A manifestação ocorre no último dia para os candidatos interessados em participar do vestibular se inscreverem no certame. A polêmica começou desde que o edital da prova foi lançado, em 24 de abril. Até o último vestibular, a UnB exigia a comprovação de conclusão do ensino médio apenas para a matrícula dos candidatos aprovados. Com isso, estudantes que não tinham o certificado e conseguiam nota suficiente para ingressar na instituição costumavam fazer cursos supletivos para acelerar a conclusão do ensino médio e acionavam a Justiça para conseguir a vaga na universidade pública. De acordo com a UnB, 490 alunos ingressaram no segundo semestre de 2014 com liminares ; 12% dos aprovados.

Compra de diplomas

No entanto, na visão de Camargo, a antiga brecha possibilitava um ;mercado de diplomas;. ;Com essa medida, queremos evitar a compra de diplomas, que acontece com frequência. Temos todo o interesse de termos alunos exemplares do ensino médio se matriculando na universidade, mas quem diz se o aluno é bom e preparado para o ensino superior é a escola, não o resultado do vestibular;, aponta. Segundo o reitor, não haverá mudanças no edital. ;O bom aluno, que reconhecidamente merece acelerar a conclusão do ensino médio por conta de um desempenho acima da média, poderá se matricular na UnB caso aprovado, como já acontece normalmente, mas a escola onde ele cursou o ensino médio deve declarar que ele possui tal rendimento escolar. Várias escolas já fazem isso;, afirma.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação