Cidades

Idosos lotam centros de saúde no primeiro dia da campanha de vacinação

Governo do Distrito Federal pretende vacinar 80% da população, cerca de 600 mil pessoas, durante a campanha.

postado em 04/05/2015 15:28
O primeiro dia da "Campanha de vacinação contra a gripe" foi marcado pela grande presença de idosos no Distrito Federal. No Centro de Saúde 13, na Asa Norte, por exemplo, por volta das 8h, início dos atendimentos, formou;se uma pequena fila, principalmente de pessoas com mais de 60 anos, para tomar a vacina. Algumas mães com filhos no colo também buscaram o posto logo cedo. De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 600 mil doses da vacina devem ser aplicadas no DF.

O aposentado Sebastião Loureiro, 70 anos chegou cedo ao local. Com histórico de doenças respiratórias, ele disse que a imunização fez com que as gripes virassem raridade no seu dia a dia. ;Gripe na minha vida interira sempre foi uma doença crônica. Mas, com certeza, depois das vacinas, no máximo, tenho resfriados. Então, sempre vou me vacinar nos primeiros dias;, disse à Agência Brasil.

De passagem por Brasília, onde visita parentes, a aposentada fluminense Adair Portela, 85 anos, também aproveitou o primeiro dia de campanha. ;Assim, a gente evita complicações;, resumiu. Ainda com o algodão no local onde foi aplicada a vacina, a aposentada Sônia Neves, 68 anos, contou que foi ao posto sem saber que começava hoje a campanha de imunização contra a gripe.

;Na verdade, nem sabia [da campanha]. Minha filha pediu para acompanhá-la na consulta do meu neto. Ela disse que não conseguiria segurá-lo durante a vacina, e as avós são mais forte nessa hora, não é;, afirmou mostrando a filha com o neto no colo. Segundo ela, desde que começou a tomar a vacina contra gripe não teve mais problemas com a doença. ;Já fiquei mais de três anos sem ter gripe. Foi bom vir no primeiro dia para ficar imunizada logo;.

Leia mais notícias em Cidades


Juntos, o casal Leonilda e Vital Andrade, 72 e 74 anos, respectivamente, decidiram não esperar muito para tomar a dose da vacina. ;É bom que a gente fica livre e corre menos risco de ficar gripada;, disse Leonilda. ;Para que esperar os últimos dias?;, questionou Vital.

Já no Centro de Saúde 1, de Sobradinho, o aposentado Marcílio Lima Basto, 65 anos, como faz todos os anos, foi tomar a vacina logo no primeiro de campanha e não enfrentou fila. Para ele, a imunização é sinônimo de tranquilidade.

;É bom ficar imune mais cedo. Se a gente precisar viajar, por exemplo, não precisa ir correndo ao posto se vacinar;, argumentou. O carioca, radicado em Sobradinho, disse que só teve reação alérgica à vacina na primeira vez que tomou. ;Depois da primeira vez, que cheguei a ficar uma semana de cama, nunca mais tive nenhum problema. Pelo contrário, agora não pego nem mais resfriado;, brincou. A esposa dele, Elenice Rodrigues, também foi logo cedo tomar a vacina e disse não ter mais problemas com a gripe.

A dona de casa Jeane Vieira, 37 anos, com os dois filhos, Laís e Daniel, de 4 e 2 anos, também foi uma das pessoas que procuraram o posto de saúde no primeiro dia de campanha de vacinação. ;Aproveitei, que trouxe Daniel para uma consulta, e já levei para tomar a vacina. Eles nunca tiveram reação alérgica. Sempre tomaram a vacina na campanha e nunca apresentaram sintomas de gripe;, contou a mãe. ;Eu sou corajosa;, brincou Laís, mostrando a perna onde tomou a dose de vacina.

Responsável pela triagem das pessoas que chegam ao Centro de Saúde 1, de Sobradinho, o agente de saúde André Luiz Ferreira confirmou a grande procura dos idosos pela vacina. ;Eles são mais preocupados com a saúde, têm mais receio de ficarem gripados e muitos vieram logo cedo hoje;, disse. Segundo ele, na primeira manhã de vacinação no posto, 137 pessoas foram imunizadas, a maioria pessoas acima de 60 anos.

Iniciada hoje, a "Campanha de vacinação contra a gripe", do Ministério da Saúde, disponibilizará 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas. A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, totalizando 39,7 milhões de pessoas. Devem procurar os locais de vacinação crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), presos e funcionários do sistema prisional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação