Cidades

Com patrimônio bloqueado, Vigão recorre a fraude para obter terra pública

Documentos de cessão de chácaras a três empreendimentos de familiares do ex-deputado tiveram registros em 2003, mas empresas foram criadas em 2014

Helena Mader
postado em 05/05/2015 07:03
Imóveis rurais de propriedade do empresário Wigberto Tartuce e de familiares teriam sido regularizados com fraude processual e uso de documentos falsos para ocultar bens em nome do ex-deputado ; que está com o patrimônio bloqueado por decisão judicial desde novembro do ano passado. O trâmite do processo de regularização de terras rurais do empresário também chama atenção: entre a chegada da documentação à Terracap, em 20 de novembro de 2014, e a aprovação do pedido, em 8 de dezembro, se passaram apenas 18 dias. Processos semelhantes demoram, pelo menos, seis meses.

As chácaras transferidas para parentes de Wigberto Tartuce estão na região do Caub, no Riacho Fundo 2

Acima, fac-símile do registro das empresas; abaixo, a doação das terrasTartuce tem três chácaras na região do Caub, no Riacho Fundo 2. Cada terreno estende-se por 5,9 hectares, o equivalente a quase seis campos de futebol. No processo de regularização das terras, foram anexados documentos de cessão das áreas do empresário para três empresas de propriedade de familiares de Tartuce: Bsb Agropecuária, Sigma Agropecuária e Agropecuária Brasília. Toda a documentação, com firma reconhecida em cartório, tem data de 18 de fevereiro de 2003. A papelada aparenta legalidade, a não ser por um detalhe. As três empresas foram criadas apenas em 2014, segundo dados da Receita Federal. A data da transferência das propriedades é um dos indícios da suposta fraude. Todos os documentos de cessão têm timbre de reconhecimento de firma do cartório Tabelionato Leal, em Alexânia (GO).



No processo da Sigma Agropecuária, consta que Wigberto Tartuce repassou a propriedade da Chácara 81 do Caub à empresa, registrada em nome da filha Flávia Veloso Tartuce, em 18 de fevereiro de 2003. Mas, ao consultar o CNPJ da Sigma Agropecuária, é possível constatar que a empresa foi criada em 3 de junho de 2014, pouco antes de a família dar entrada no processo de regularização do terreno. A Bsb Agropecuária Ltda, também de Flávia, existe desde maio de 2014. Já a empresa Agropecuária Brasília Ltda, da mulher de Tartuce, Luísa Helena Veloso Tartuce, teve registrado na Receita Federal em julho do ano passado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação