Cidades

Câmara aprova projeto para a compra de 10 novos trens do metrô

Com o aval dos deputados, o GDF poderá pegar um empréstimo de R$ 737,1 milhões junto à Caixa Econômica Federal

postado em 05/05/2015 20:06
A Câmara Legislativa aprovou um projeto que permite ao Governo do Distrito Federal (GDF) pegar um empréstimo de R$ 737,1 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para a compra de 10 novos trens do Metrô, e ampliação do funcionamento do transporte. Além disso, o dinheiro servirá para a realização de estudos e projetos do Veículo Sobre Trilhos (VLT) na área central da cidade.

Normalmente, os empréstimos do Executivo são concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas, dessa vez, a verba vem da CEF. A justificativa é que, na Caixa, a contrapartida financeira é menor. Como garantia de pagamento, o GDF ofereceu parte da arrecadação do ICMS, um imposto sobre prestações de serviços de transporte.

Em 27 de abril, dois trens do Metrô tiveram problemas e atrasaram a volta dos passageiros para casa. Cerca de 8,4 mil pessoas utilizam o transporte diariamente.
Assista a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação