Cidades

Metroviários entram em estado de greve e pedem contratação de concursados

Caso não haja negociação, eles garantem parar os serviços em 1º de junho

postado em 19/05/2015 15:19

Os metroviários do Distrito Federal estão em estado de greve. Eles pedem que a Companhia do Metropolitano (Metrô) convoque 600 concursados para preencher o quadro em defasagem. Caso não haja negociação com a categoria, eles prometem parar as atividades em 1; de junho. Uma reunião para deliberar sobre o assunto vai acontecer em 31 de maio. ;O serviço continua sendo prestado. Estamos buscando uma negociação para evitar o movimento paredista, não queremos causar prejuízo à população;, afirmou o diretor de administração e finanças do SindiMetrô DF, Quintino dos Santos Sousa.

Segundo ele, atualmente, os empregados estão sobrecarregados. ;Há uma falta muito grande de mão de obra, tanto na área operacional, quanto na de manutenção e em outras. O serviço prestado à população está precário;, completou. De acordo com a assessoria do Metrô, a empresa tem discutido com o Comitê de Governança do DF a viabilização das contratações dos aprovados no concurso público, realizado em 2013, para 232 vagas e cadastro reserva.

No entanto, o limite prudencial definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal impede a contratação de novos servidores. ;Órgãos da administração direta e indireta dependentes de recursos do Tesouro do DF, que é o caso do Metrô-DF, por ser deficitário, estão impedidos de fazer novas contratações;, diz nota encaminhada pela assessoria do Metrô.

Leia mais notícias em Cidades

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação