Cidades

DF já registrou mais de 11 mil roubos a pedestres em 2015

Polícia alerta que o uso do aparelho celular em público facilita a ação criminosa

Isa Stacciarini
postado em 22/05/2015 06:06

Homem olha para a tela do celular enquanto anda próximo ao Conjunto Nacional: desatenção recorrente

É comum ver pedestres falando ao celular ou enviando mensagem de texto enquanto caminham pela cidade. Na região central do Plano Piloto, o Correio flagrou vários. Esses casos são apontados pela Polícia Militar como fatores atraentes para bandidos, pois a distração provocada pelo uso do aparelho facilita a ação criminosa. ;Eles observam se a pessoa está atenta. Se não estiver, aproveitam para agir. Os bandidos preferem a facilidade oferecida pelos distraídos;, explica o porta-voz da corporação, capitão Michello Bueno.

Leia mais notícias em Cidades

Na manhã de ontem, por volta das 10h20, dois jovens foram abordados por uma dupla de assaltantes nas proximidades do Parque da Cidade, na 114 Sul, e tiveram os smartphones roubados. A Polícia Militar foi acionada e encontrou os suspeitos cerca de 20 minutos depois, na 114 Sul. Com eles, os celulares roubados e uma arma de brinquedo.

O número crescente de furtos e roubos a pedestres, no Distrito Federal, mostra que o descuido das pessoas é notado pelos criminosos. Nos primeiros quatro meses de 2015, foram registrados 11.145 casos de roubo a transeunte, contra 10.595 no mesmo período do ano passado. Já os furtos, nos primeiros quatro meses deste ano, somam 1.060, contra 934 registros de janeiro a abril de 2014. As regiões mais afetadas são Ceilândia, Taguatinga e Samambaia.

Segundo o especialista em segurança pública Roberto Aguiar, professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB), o uso excessivo do aparelho celular promoveu uma oferta muito grande para o crime. ;Todo mundo tem celular, ele se tornou um símbolo de status, então as pessoas querem mostrar. Estão com os aparelhos na mão o tempo todo, o que chama a atenção dos criminosos;, afirma.

Dicas de segurança
; Não ande com objetos de valor à mostra;
; Evite andar desacompanhado, em locais de pouco movimento e à noite;
; Evite sacar grandes quantias em dinheiro e ir a caixas eletrônicos à noite;
; Programe-se para portar apenas um cartão de crédito;
; Não contabilize dinheiro em locais públicos;
; Ande com pouca quantia de dinheiro na carteira e na bolsa;
; Mulheres, ao usar bolsa, coloquem à frente do corpo ou cruzando no ombro;
; Homens devem evitar usar roupas frouxas que facilitem ao suspeito pegar a carteira no bolso;
; Não atender o celular em locais públicos;
; Ao caminhar, observe o que acontece ao redor;
; Ao ver alguma pessoa suspeita acione a polícia;
; Se alguém tentar levar algo, não reaja;
; Registre a ocorrência na delegacia mais próxima.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação