Cidades

Polícia Federal prende Wagner Canhedo Filho durante operação contra o fisco

Eles estava entre as pessoas que deveriam ser ouvidas sobre um esquema de fraude à execução fiscal, mas acabou preso por porte ilegal de arma

Renato Alves
postado em 22/05/2015 09:52

O empresário Wagner Canhedo Filho, dono da Viplan, foi preso em flagrante durante operação Patriota da Polícia Federal, em conjunto com a Procuradoria da Fazenda Nacional, na manhã desta sexta-feira (22/5). O nome dele estava entre os 11 mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento, mas acabou preso por posse ilegal de arma. Na casa dele foram encontradas dois revólveres com registro vencido, um sem registro e o documento de outro que estava no escritório dele. O empresário pagou R$ 38 mil de fiança.


Segundo a investigação, iniciada em 2014, os gestores do grupo empresarial constituíam empresas de fachada, em nome de ;testas de ferro;, o que possibilitava movimentar livremente os recursos que deveriam saldar suas dívidas, dentre as quais as tributárias, que somam aproximadamente R$ 900 milhões.

A corporação cumpriu 29 mandados judiciais contra suspeitos de um esquema de fraude à execução fiscal, lavagem de capitais, formação de quadrilha e falsidade ideológica pelos gestores de um grupo empresarial especializado no ramo de transportes e turismo. Ao todo foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva.

Leia mais notícias em Cidades

Com o afastamento dos gestores e a posterior indicação de um auditor fiscal, a intenção é garantir que as empresas continuem funcionado e que, portanto, os empregos dos funcionários do grupo sejam mantidos e os valores devidos ao Fisco voltem a ser recolhidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação