Cidades

Dois assaltos cometidos pelo mesmo jovem no Plano expõem alunos da região

O adolescente foi apreendido ainda na manhã de ontem pela polícia. Uma das vítimas segue hospitalizada

Ailim Cabral
postado em 23/05/2015 08:01

Jovem que supostamente cometeu os crimes é levado por policial, com a arma usada: internado até o fim das investigações

Em menos de uma hora, um adolescente de 15 anos atacou dois estudantes do Distrito Federal com uma faca. As vítimas foram abordadas enquanto iam para instituições de ensino. A primeira, um menino de 13 anos, não tinha celular para entregar ao infrator e foi ferida no peito. O roubo ocorreu por volta das 7h30, quando o estudante do Leonardo da Vinci seguia para a escola, na 914 Norte. O suspeito teria fugido de ônibus e, pouco depois, atacou mais um estudante. Dessa vez, na 709 Sul. O jovem de 19 anos caminhava para a faculdade Processus, quando o menino o surpreendeu, às 8h30. Também estava sem aparelho de telefone e sofreu facadas no pescoço. Até o começo da tarde de ontem, ele permanecia sob os cuidados médicos. O adolescente infrator foi apreendido cerca de uma hora depois, em uma escola na 909 Sul. Ele indicou o local onde havia escondido a faca. Dados da Secretaria de Segurança Pública revelam que, por dia, o DF tem 92 roubos a pedestres. Foram 11.145 ocorrências nos quatro primeiros meses deste ano, contra 10.595 no mesmo período do ano passado.

Estudante do 8; ano, Igor Leão mora na 314 Norte e vai a pé para a escola diariamente. Às vezes, faz o trajeto acompanhado da mãe. Ontem, o menino estava sozinho e pouco antes, no Leonardo da Vinci, foi abordado pelo adolescente armado com uma faca. Ele pediu o celular da vítima. Assustado, Igor explicou que esqueceu o aparelho. ;Tentei ficar bem parado e não reagir, só falei para ele que não estava com o celular;, contou o adolescente. O infrator não acreditou no menino e insistiu. ;Ele achou que era mentira porque eu estava com o fone de ouvido;, disse Igor. Nesse momento, uma mulher que olhava pela janela em um dos prédios próximos ao local viu a ação e gritou, assustando o assaltante, que golpeou a vítima no peito e fugiu. Igor seguiu andando para a escola e recebeu os primeiros-socorros. A equipe da instituição ligou para a mãe do adolescente, para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e para o Batalhão Escolar da Polícia Militar.

Igor foi encaminhado para o Hospital de Base do DF (HBDF). Fez curativos e foi liberado em seguida. Visivelmente nervoso, deixou a unidade acompanhado dos pais, com um curativo na região do peito. A mãe dele, Ludmila Leão, estava assustada, mas aliviada porque o filho não teve ferimentos graves. ;Normalmente, vou com ele, mas não pude ir hoje (ontem). Agora, vou passar a levá-lo sempre de carro. Achava que era uma área tranquila, mas me enganei;, reclamou.

Assaltado duas vezes

Enquanto Igor era levado para o hospital, o jovem que o assaltou cometeu mais um ataque. Dessa vez, na 709 Sul. A Polícia Militar suspeita que ele tenha ido para o local de ônibus. A vítima foi um estudante de direito de 19 anos, que pediu para não ter o nome divulgado. Ele estava acompanhado de um amigo. Os dois moram no Gama e, diariamente, descem em uma parada de ônibus na 508 Sul e seguem a pé para a faculdade Processus. ;Fomos abordados enquanto passávamos por um beco. O menino mandou passar o celular, mas meu amigo tinha sido assaltado na última quarta-feira, então, estava sem o aparelho. Ele ficou com raiva, deu uma facada no meu amigo e logo fugiu;, contou o rapaz, que também não quis ser identificado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação