Cidades

Alunos de colégio paulista visitam Chapada Imperial para aula ao ar livre

Com mais de 30 cachoeiras, o local é o palco ideal para aulas de educação ambiental e para o lazer

Nathália Cardim
postado em 23/05/2015 08:06

Alunos do Colégio Pentágono, de São Paulo, se aproximam da Cachoeira Rainha, a última da sequência de quedas d'água: aula com direito a banho de ribeirão


Localizada a 50 quilômetros do centro de Brasília, a Chapada Imperial, além de uma opção para os amantes da natureza, proporciona aos alunos de escolas do Distrito Federal e dos estados a oportunidade de expandir os conhecimentos sobre diversos temas ligados ao cerrado, muitas vezes desconhecidos.

Situada em uma fazenda particular com 4,8 mil hectares, a reserva é um exemplo de preservação ambiental. São áreas de cerrado, matas mesofíticas, campo limpo, campo úmido, entre outras vegetações, que abrigam animais como lobo-guará e tamanduá-bandeira. Lá, os visitantes podem passar o dia aproveitando trilhas ecológicas à beira do Ribeirão Dois Irmãos, que guarda em seu leito mais de 30 cachoeiras e piscinas naturais.

Na última quinta-feira, cerca de 100 alunos do 1; ano do ensino médio do Colégio Pentágono, de São Paulo, foram levados ao local para uma aula de educação ambiental. Além da possibilidade de contato com o meio ambiente, os visitantes puderam aprender e conhecer um pouco mais sobre a diversidade ecológica da região. Alguns projetos desenvolvidos no lugar também foram apresentados. Um deles, o Bicho Livre, ajuda a preservar espécies, algumas em extinção. Animais silvestres capturados são soltos na reserva e reintroduzidos à vida selvagem.

Durante a trilha de mais de quatro quilômetros, os adolescentes, a maioria com 15 anos, puderam se refrescar na sequência de quedas d;água e piscinas que convidam para um banho demorado ou para uma hidromassagem nas cachoeiras.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação