Cidades

No segundo dia, Pentecostes reuniu 350 mil fiéis no Taguaparque

Por volta das 19h, começou a Missa de Libertação, com o padre Moacir Anastácio, que, mais uma vez foi polêmico e criticou o casamento homossexual, as religiões africanas e até o tamanho das saias das mulheres

postado em 23/05/2015 18:17
Por volta das 19h, começou a Missa de Libertação, com o padre Moacir Anastácio, que, mais uma vez foi polêmico e criticou o casamento homossexual, as religiões africanas e até o tamanho das saias das mulheres

No segundo dia de Pentecostes, mais de 350 mil pessoas estiveram no local, segundo a Polícia Militar -- a previsão inicial da organização do evento era que mais de 600 mil fiéis passariam por pelo Taguaparque, em Taguatinga (no início do evento, a PM havia dito 50 mil). Por volta das 19h, começou a Missa de Libertação, com o padre Moacir Anastácio. Um pouco mais cedo, as pessoas cantaram com Crícia & Gláucia Martins e participaram de atividades de animação. Quem esteve pela manhã, pôde fazer parte do Rosário e do terço de Nossa Senhora.

Durante a Missa de Libertação, o padre Moacir Anastácio explicou o que é o Pentecostes e disse que "essa festa celebra o nascimento da Igreja de Jesus Cristo". Já conhecido pelas homilias polêmicas, o padre criticou o casamento homossexual, as religiões de matrizes africanas, falou sobre o tamanho da saia das mulheres, inclusive citando o termo "periguete", e fez críticas à imprensa. Moacir justificou os ataques com a seguinte frase: "Amado ou não, querido ou não, eu anuncio Jesus Cristo".

Igor Daniel Silva e Janaína Sapel

O casal de vendedores Igor Daniel Silva e Janaína Sapel, ambos de 21 anos, que moram no Gama, estão no Taguaparque desde às 17h para acompanhar o evento. Os dois estiveram no local ontem e devem voltar amanhã para o último dia de louvor. "Vir aqui é diferente da igreja. Você sai outra pessoa. Além disso, o Pentecostes influencia no casamento e aumenta a união", afirma Igor.

Quem participa sabe que deve levar uma vela para cada dia a fim de que ela seja abençoada. Essa vela deve ser acesa em um momento de dificuldade. E é isso que a família de Francineide Lima, 46 anos, deve fazer ao fim até o fim do ano. "Planejamos acendê-la por motivos financeiro, pois as contas estão muito apertadas", explica.

Erminio Gomes e Francineide Lima com os filhos

Ela e a família vieram do Recanto das Emas e participam do Pentecostes desde a primeira vez, há 15 anos. "Viemos para agradecer a todas as graças e pedir por paz. Sempre saímos daqui mais leve. É uma experiência gratificante", afirma.

A data relembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Cristo, e o lema deste ano faz alusão à passagem do Livro de Jó, um dos personagens mais antigos da Bíblia: ;Meus ouvidos ouviram falar de ti, mas agora meus próprios olhos te viram em Pentecostes;. Devido a 16; edição do evento, houve algumas mudanças no trânsito da região. Quem costuma passar pelo local deve ter atenção redobrada. Equipes do Departamento de Trânsito (Detran) bloqueiam o fluxo de veículos na via principal do Taguaparque. No domingo, a interdição será a partir das 9h.

O evento tradicional é realizado há cinco anos no Taguaparque e vai até este domingo, no qual está prevista a Missa de Cura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação