Cidades

Último dia de celebrações do Pentecostes deve reunir 200 mil pessoas

A festa acontece no Taguaprque e o ponto alto será a Missa de Cura, às 16h, deste domingo

postado em 24/05/2015 10:34

Fiéis de várias partes do Brasil celebram neste domingo (24/5) o último dia da festa de Pentecostes organizado pela paróquia São Pedro e a comunidade Renascidos em Pentecostes. A previsão da Polícia Militar é que cerca de 200 mil pessoas participem do evento no Taguaparque ao longo do dia de orações. A organização espera um público de pelo menos 600mil.

Ao longo do dia, ocorrerão momentos de oração e pregação. A última atividade da festa será às 16h com a Missa da Cura. O evento teve início no último domingo (17) na Paróquia São Pedro de Taguatinga e, desde sexta-feira, ocorre no Taguaparque. A celebração relembra a descida do Espiríto Santo sobre os 12 apóstolos de Cristo retratada no livro Atos dos Apóstolos da Bíblia.

História

A celebração do Pentecostes é festejada pela Igreja Católica de todo o mundo, sempre no domingo, cinquenta dias após a Páscoa. A ideia de fazer uma festa em que os fiés se preparacem de forma especial, com orações durante toda a semana, veio do padre Moacir Anastácio, páraco da igreja Paróquia São Pedro de Taguatinga. ;Em 1999, quando celebrava uma missa, o padre sentiu uma inspiração de que Deus queria que os fiéis da paróquia se reunisse em oração durante a semana que antecedia o dia de Pentecostes, então ele promoveu vigílias e momentos de adoração na paróquia. No segundo ano, a semana recebeu mais adeptos e foi preciso contratar uma tenda para a parte externa da igreja para abrigar todos. Foi aí que ele viu que era necessário um outro lugar para continuar celebrando a festa;, conta Crícia Martins, cantora e co-fundadora da Comunidade Renascidos em Pentecostes, uma das organizadoras do evento.

Depois disso, a celebração foi realiza no espaço de festas Pistão Park Show e, em 2011, para comportar o número crescente de fiéis, foi transferida para o Parque Leão, no Recanto das Emas.

Há quatro anos a festa ocorre no Taguaparque. ;A organização percebe um aumento de 30% no número de fiéis a cada ano;, afirma Crícia.

Benção das Velas

Desde 2000 o padre responsável pela celebração convida os fiéis a trazerem uma vela para cada dia do final de semana com o proprósito de consagra-las a Santíssima Trindade. Segundo Crícia Martins, as velas são abençoadas para que as pessoas utilizem quando precisarem de uma graça. ;Não vendemos as velas no local do evento porque não queremos que as pessoas vinculem isso ao comércio. É para os participantes terem fé de que acendendo elas, poderão conseguir uma graça;, afima. Neste domingo, a vela em honra ao Espírito Santo será consagrada durante a missa.

Veja a programação para o resto do dia:

11h - Pregação

12h - Oração de animação

13h30 - Momento de louvor com Salvador Neto

14h30 - Animação

15h - Louvor com Crícia e Gláucia Martins

16h - Missa de cura

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação