Cidades

Índios bloqueiam via do Palácio do Planalto e pedem demarcação de terras

Líder da etnia Kaingang pede identificação das terras indígenas

postado em 25/05/2015 17:48
Um protesto de 42 indígenas da etnia Kaingang, do Rio Grande do Sul, bloqueou por quase uma hora a rua em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. O objetivo foi pedir resposta à solicitação de audiência feita há dois meses. Na reunião, os índios querem convencer o governo a acelerar a demarcação de terras indígenas no estado.

Às 15h30, os índios começaram a dançar e entoar gritos de guerra entre o Planalto e a Praça dos Três Poderes. Os motoristas que tentavam chegar ou deixar a Esplanada dos Ministérios encontraram a rua bloqueada até as 16h18, quando uma negociação deu fim à manifestação.

Leia mais notícias em Cidades


Durante o protesto, os motoristas faziam retorno em frente aos índios e seguiram por outras ruas. Alguns motoristas buzinaram em frente à manifestação e tentaram furar o bloqueio. Outros chegaram a xingar os indígenas.

Há dois meses eles reivindicam um encontro com os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo Luiz Salvador, um dos líderes indígenas, a manifestação foi a forma encontrada para serem recebidos pelo governo.

;Nossa ideia é fazer com que eles recebam o povo indígena pelas demandas que eles têm hoje, a demarcação e identificação das terras indígenas no Rio Grande do Sul. O povo brasileiro tem que saber que nós não queremos todo o Brasil. Nós queremos a sobrevivência do povo Kaigang lá no território;, disse.

Um acordo foi fechado para que o ministro Miguel Rossetto receba as lideranças amanhã à tarde (26/5), encontro para o qual os outros dois ministros serão convidados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação