Cidades

Professor da UnB vai ser o presidente da History of Economics Society

Responsável pela disciplina de Pensamento histórico econômico na UnB, Mauro Boianovsky será o primeiro brasileiro à frente da principal organização internacional de pesquisa sobre o tema

postado em 26/05/2015 07:53
Um professor da Universidade de Brasília será o primeiro brasileiro a ocupar a presidência da History of Economics Society (HES), a mais tradicional entidade de pesquisa da área de Pensamento Histórico Econômico. A indicação e a eleição de Mauro Boianovsky, 56 anos, para o cargo significam a legitimação do pesquisador, que há pelo menos 20 anos se dedica ao tema. À frente da HES, o gaúcho radicado em Brasília tem um desafio pela frente: ampliar o reconhecimento do campo de estudo em meio a economistas de outras áreas de trabalho. A posse dele será em 26 de junho, em conferência na Universidade de Michigan.

De forma simplificada, o pensamento histórico econômico consiste na investigação e na identificação das ideias que dão origem às teorias econômicas. Para isso, o pesquisador se vale da análise de fatores históricos, como a Grande Depressão (leia Para saber mais), e a relaciona com aspectos metodológicos, ou seja, com a forma como é feita a análise de dados. ;Na Economia, é importante que se estude a história da disciplina, como as teorias foram desenvolvidas;, destaca o docente. Para ele, a nomeação para a presidência da HES é resultado também de uma expansão da percepção de continente. ;A minha eleição reflete o reconhecimento e, até mesmo, um certo interesse nos debates que têm sido feitos aqui. É uma entidade fundada nos Estados Unidos, então, de certa forma, estão ampliando o sentido de ;americana; para incluir a América Central, a América do Sul, do México para baixo;, explica.
Mauro Boianovsky, 56 anos, vai presidir uma instituição nos Estados Unidos
Em um ano de mandato como presidente eleito, Boianovsky tem a responsabilidade de organizar a Conferência Anual da HES de 2016. Além disso, ele encara a missão de convencer economistas dedicados a outras áreas da importância de incluir a abordagem da história do pensamento econômico. ;É tentar atrair, sensibilizar os economistas em geral. É um desafio, porque a teoria econômica é muito complexa e é natural que eles sejam seletivos quanto à principal área de estudo;, pondera. Isso porque é comum que a abordagem seja erroneamente minimizada. ;A história do pensamento econômico (HPE) vai além de mera curiosidade intelectual, ela facilita a compreensão das próprias teorias;, defende.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação