Cidades

Aprender a costurar é meta de brasilienses que querem afastar o estresse

Pode parecer difícil, mas a costura não é um mistério impossível, garantem as apaixonadas pela arte

postado em 29/06/2015 06:10
Sandra (D) dá aulas há 22 anos e ensina às alunas a costura sob medida:

Inventar moda é uma prática recorrente de toda criança, sobretudo das meninas. Elas criam roupas para as bonecas e dão novas utilidades aos vestidos e sapatos da mãe. Anos depois, redescobrem o verbo costurar e acrescentam ao vocabulário termos como viés, alinhavar, ponto-correntinha ou pé de galinha. Depois do trabalho, dos estudos ou mesmo para acrescentar aos conhecimentos da faculdade de moda, muitas brasilienses estão arrumando linhas, agulhas e tecidos para frequentar aulas de corte e costura. Um hobby ou um ofício de anos atrás, mas que também pode ser divertido, criativo e relaxante.

Em um apartamento na Asa Norte, que mais parece uma casa de boneca pelo capricho e pelos detalhes, funciona o Ateliê da Minda. Ali, semanalmente, várias mulheres de diferentes perfis e idades se reúnem para aprender esse ofício. Desde o item básico até a usar uma máquina de costura. A professora é uma apaixonada pela combinação linha e agulha. A primeira aula de Alminda Ramos, 62 anos, foi na adolescência. Anos depois, ela começou a trabalhar com decoração de festas infantis. Desde então, nunca mais largou o artesanato.

;Tudo começou porque umas amigas dos meus filhos falavam que queriam ter aulas comigo;, justifica a professora, aos risos. Nenhuma dessas meninas tornou-se aluna, mas, desde que abriu as portas de casa, há dois anos, Alminda deu lições a mais de 40 mulheres. Para cada uma, o significado da costura é diferente. Mas alinhavar e criar são atividades relaxantes e que eliminam o estresse. A artesã Carmem Carlini, 64 anos, conheceu o curso por indicação de uma amiga. Depois de 10 aulas, tem no portfólio lindos panos de prato, trabalhados com todo o cuidado. E detalhe: a costura é feita à mão ou na máquina que era da mãe dela. Antes, gastava dinheiro com costureira. Agora, quem faz os ajustes das netas é a avó.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação