Cidades

Estrangeiras promovem intercâmbio cultural e ações sociais em Brasília

Há 42 anos, mulheres reúnem-se no Clube Internacional de Brasília; conheça um pouco da história das integrantes

postado em 30/06/2015 06:06

Há 42 anos, mulheres reúnem-se no Clube Internacional de Brasília; conheça um pouco da história das integrantes

Elas são cidadãs do mundo, mas foram conquistadas pelos ares da nova capital e se transformaram em brasilienses de coração. As mais de 500 integrantes do Clube Internacional de Brasília representam a mistura brasileira com diferentes países. Há 42 anos, o CIB reúne as mulheres que ;constroem sonhos;, como define a presidente da gestão 2014 e atual vice-presidente do clube, Cosete Ramos. São embaixadoras, embaixatrizes, educadoras, primeiras-damas, que se encontram mensalmente para promover intercâmbio cultural e ações sociais.

Leia mais notícias em Cidades


A ideia de formar o clube surgiu de duas mulheres ; uma americana e uma brasileira. Elas queriam reunir o universo feminino de Brasília. ;Acredito que o segredo do CIB é a relação, o estreitar de laços culturais. E a importância de ter essa atividade aqui é o crescimento pessoal e intelectual que temos;, avalia Cosete. A agenda é concorrida. Elas participam de eventos, de acordo com os quatro pilares que formaram o grupo: as ações sociais que promovem a integração entre as integrantes, as atividades culturais e educacionais, como os cursos de português, e, por fim, a assistência social. Esse é um ponto relevante do CIB. Cerca de 30% dos recursos arrecadados são doados para instituições. Só no ano passado, elas dedicaram R$ 102 mil aos mais necessitados.

Entre os compromissos estão visitas guiadas por Brasília ou exposições da capital; viagens para Goiás Velho, para conhecer a casa de Cora Coralina; festival gastronômico internacional; desfile de moda ou bailes de gala em embaixadas. São opções para todos os gostos e para provocar a troca de informações, experiências e culturas. Em agosto, algumas sócias embarcam para a Suíça e para a Polônia, onde serão recebidas pelos embaixadores brasileiros. Para o ano que vem, querem lançar um livro que concretize a história do CIB e deixe guardado os sonhos dessas mulheres.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação