Cidades

Obra interdita faixa da EPTG por 30 dias para reparos em adutora

Para compensar, pista exclusiva dos ônibus será liberada das 8h às 18h

postado em 06/07/2015 06:00
Os preparativos para a obra começaram no fim de semana: custo de R$ 300 mil
Cerca de 47 mil motoristas que trafegam diariamente pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) em direção ao Plano Piloto terão de conviver durante 30 dias com uma obra da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A faixa à direita da rodovia ficará interditada por 500m, na altura da residência oficial do governador, em Águas Claras, para a melhoria de adutora. A fim de evitar maiores transtornos, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai liberar a circulação de todos veículos na faixa exclusiva para ônibus.

A intervenção no encanamento de alta pressão, capaz de transportar entre 400l e 600l de água por segundo, deve custar R$ 300 mil, segundo a Caesb. Quando a adutora foi construída, ficava abaixo do solo. Mas, por causa das obras de expansão da EPTG, desnivelada com as marginais, ela acabou posicionada alguns metros acima das faixas de trânsito. Além disso, os canos ficam em uma área de declive, ou seja, uma descida onde os carros ganham velocidade.



Por isso, segundo o superintendente de Projetos da Caesb, Stefan Muhlhofer, existe a necessidade de se erguer um muro no local. ;A nossa preocupação é evitar que os veículos batam na tubulação. Se isso acontecer, muita gente vai ficar sem água;, afirmou. A tubulação, que também será renovada, leva água para 300 mil pessoas que moram no Guará 1 e 2, no Setor Habitacional Lucio Costa, na Superquadra Brasília, em Águas Claras, na Colônia Agrícola Águas Claras e em parte do Cruzeiro.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação