Cidades

Grupo de monges budistas em Brasília ensina como exercitar a paz

Meditação, palestras, construção de uma mandala de areia e pensamentos positivos são o foco do curso

postado em 14/07/2015 07:40

O chefe dos ensinamentos de uma das escolas mais tradicionais de budismo tibetano do mundo, Chokyi Nangpa Rinpoche, tem uma proposta para os brasilienses: exercitar a paz. Sim, a paz não só pode ser construída como também precisa ser praticada a fim de se tornar uma virtude constante. Para isso, ele está na cidade com quatro lamas para um curso de iniciação ao Kalachakra ; que, em sânscrito, significa ciclo do tempo. Na prática, é um método para aprender a deixar as influências ruins de lado e aflorar os bons sentimentos, em busca, principalmente, da paz mundial.

Grupo que veio com a eminência Chokyi Nangpa Rinpoche para Brasília: personificação da alegria

A generosidade e a compreensão pedidas por Chokyi e os monges que o acompanham para quem quer fazer o curso pode ser vista no rosto deles. São a personificação da alegria. Sorriem gratuitamente. São simpáticos e arriscam algumas palavras em português. Um gesto de carinho por um país que nem sabiam onde ficava antes de chegarem aqui. ;Nós estamos contaminados por emoções negativas, mas todos temos potencial para desenvolver o antídoto. O remédio para esses sentimentos de raiva, cobiça, inveja ; todos esses venenos mentais ; são o amor e a compaixão;, afirma Chokyi.

;De fato, não só os seres humanos, mas todos têm o potencial de chegar ao estado iluminado de Buda. Nós conseguimos por meio do mérito, exercendo a generosidade e tendo compreensão e entendimento;, explica o mestre. O curso ; um sistema de meditação do nível mais elevado do tantra (ritual) budista ; começa amanhã e tem duração de sete dias. Nos três primeiros são passados ensinamentos preliminares, preparatórios para as instruções que se seguem no restante do período.



Um dos grandes momentos das aulas é a criação de uma mandala de areia. Antes secreta e feita somente dentro de monastérios, a figura passou a ser construída em vários ambientes com a permissão do dalai-lama ; chefe supremo do budismo tibetano ;, em 1984. Ela é uma espécie de resumo do Kalachakra, do ciclo do tempo. Afinal, após fazer a obra, ela deve ser destruída. Assim se aprende que tudo na vida é transitório. ;É um evento muito bonito e elaborado. Eles usam paramentos especiais;, adianta Antônio Xavier, coordenador executivo do curso. ;O mestre, enquanto faz a iniciação, é o próprio Kalachakra. Você recebe a bênção da pacificação e passa a praticá-la, se optar por isso;, ensina Xavier.



Iniciação ao Kalachakra para a paz mundialData: de amanhã até 21 de julho

Horário: das 9h às 18h

Local: Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB)

Investimento: R$ 600 (não obrigatório)

Informações/inscrições pelo e-mail kalachakrabrazil@gmail.com e no primeiro dia do evento



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação