Cidades

Dez estudantes de Brasília ganham medalhas na Olimpíada de Matemática

Cerimônia de premiação ocorre nesta segunda (20/7), no Rio de Janeiro, e dois professores de Ceilândia serão homenageados

Especial para o Correio, Paula Braga
postado em 20/07/2015 06:01

Dedicação e horas de estudo dentro e fora da escola trouxeram bons resultados a alunos do Colégio Militar de Brasília na seleção de 2014

A cidade do Rio de Janeiro reúne hoje 501 estudantes cheios de habilidade com os números e de paixão pela matemática. São os medalhistas de ouro na 10; edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e serão homenageados às 15h, em cerimônia no Theatro Municipal. Entre eles, há 10 alunos do Distrito Federal ; todos do Colégio Militar de Brasília (CMB). Os estudantes daqui conquistaram seis medalhas de ouro no nível 1 (6; e 7; anos do ensino fundamental) e quatro no nível 3 (ensino médio). A competição foi disputada por mais de 18 milhões de estudantes de 46.711 escolas públicas (federais, estaduais e municipais) em 5.533 municípios.

Lucca Duarte Rodrigues e Larissa Cristina Bertanha, 12 anos, são os caçulas entre os condecorados da capital federal. Atualmente alunos do 7; ano, eles estrearam na competição conquistando uma medalha de ouro cada. Apesar do esforço e da intensa rotina de estudos, Larissa afirma que foi surpreendida pela colocação. ;Não esperava a medalha de ouro. Meus pais viram meu nome na lista de premiados e me avisaram;, lembra a menina. Apesar da pouca idade, Lucca tem experiência nesse tipo de disputa: ele ganhou quatro medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia, três medalhas e uma menção honrosa na de robótica e uma de ouro em outra competição de matemática.

Vitor Ossamu Rodrigues, 16 anos, antecipou os estudos, concluiu o ensino médio no primeiro semestre deste ano e foi aprovado no vestibular da Universidade de Brasília (UnB) para engenharia elétrica ; a mesma área do pai. ;Sempre tive mais afinidade com a área de exatas. A rotina de estudos para as olimpíadas foi intensa. Tivemos que aprender conteúdos avançados, que não são passados no colégio. Mas muita coisa eu estudava sozinho, por curiosidade;, afirma o estudante, que soma ao currículo mais duas medalhas de bronze e outra de ouro na Obmep.

Leia mais notícias em Cidades

Ainda entre os medalhistas veteranos na competição, estão André Luís Alcântara, 18 anos, e Leonardo Gomes Gonçalves, 19. Eles eram alunos do 3; ano do ensino médio quando conquistaram a colocação na Obmep 2014. Para André, a medalha que será recebida no Rio de Janeiro fará parte de uma vasta coleção: ele acumula mais de 20 premiações em competições de matemática, física, astronomia e química. No meio do ano passado, alcançou o primeiro lugar no vestibular da UnB, onde, atualmente, cursa engenharia civil; e ele não pretende parar por aí. ;Agora, estou pensando em participar de olimpíadas de conhecimento para universitários;, revela.

[SAIBAMAIS]Assim como André, Leonardo mantém a rotina de estudos depois de ter terminado a escola. Com mais de 15 medalhas conquistadas em competições escolares, ele está em um cursinho preparatório para buscar uma vaga no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Para aqueles que pretendem disputar a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no futuro, ele aconselha: ;Se achar algo interessante, procure se aprofundar, aprender coisas novas e não somente ficar com o conteúdo da sala de aula;.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação