Cidades

Especialistas alertam para cuidados na hora de escolher plano de celular

Alguns dos principais problemas são a falta de clareza nos contratos e as cobranças indevidas

postado em 27/07/2015 08:22

A escolha do plano de telefonia pós-pago parece ser fácil, mas qualquer erro pode acarretar em prejuízo para o consumidor. É o caso de Diomedes Ferreira Gomes, que, há quase três meses, adquiriu um novo pacote. O funcionário público pensou que o serviço estava adequado à necessidade dele, mas, no momento em que chegaram as primeiras faturas, ele percebeu que a opção não foi a mais vantajosa. Os gastos ultrapassaram mais de R$ 100 do previsto. A insatisfação de clientes de operadoras com esse tipo de situação é frequente, pois poucos avaliam com cuidado.

Após a falha, Diomedes foi a uma loja da operadora para alterar o plano. Inicialmente, ele não avaliou o quanto usaria dos serviços. ;Ultrapassei o meu pacote. Na época em que adquiri, não cheguei a pesquisar outros planos. Pensei que aquele me atenderia bem, mas não foi o que ocorreu;, lamenta. A solução encontrada por ele foi modificar o plano, de livre para a modalidade de controle. ;Não fui bem orientado na hora da compra. Pensei que o pacote bloqueava depois que atingisse o limite. Agora, espero que as contas não venham com valores altos novamente;, afirma.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]Rhanie de Souza, 20 anos, tem contrato com duas operadoras. Em uma linha, o serviço mais usado é o pacote de voz; na outra, as ligações. A reclamação do supervisor de call center é referente à falta de clareza dos contratos. ;Não passam as informações corretamente. A gente adquire um pacote e, na hora de usar, é outra coisa. A conta sempre ultrapassa. Já mudei duas vezes os meus contratos somente neste ano;, conta.

Além desse problema, as cobranças indevidas aparecem como uma das maiores reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. O presidente do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Idecon), Reginaldo Araújo Sena, explica que as negociações são fundamentais para o cliente sanar as dúvidas com a operadora. ;Os vendedores são orientados a fazer o consumidor comprar o pacote; por isso, as pessoas acabam gastando demais, pois não questionam. Em vez de ser convencido pelo vendedor, seja convencido por aquilo que está escrito no documento;, orienta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação