Cidades

Umidade cai e pode chegar aos 25% no Distrito Federal, diz Inmet

Abaixo do considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Temperaturas sobem na madrugada

postado em 28/07/2015 08:56
Na madrugada desta terça-feira (28/7), os termômetros registraram temperaturas mais altas do que nos dias anteriores, com 17;C. A máxima prevista para esta tarde é de 28;C, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O céu fica claro a parcialmente nublado. Com o início da seca, a umidade relativa do ar cai, oscilando entre 65% e 30%.

A previsão inicial para esta quarta-feira (29/7) é de temperaturas entre 16;C e 28;C e umidade entre 75% e 25% ; abaixo do índice considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O céu fica nublado a parcialmente nublado. Os meses de agosto e setembro são os considerados mais críticos na época de seca.
O céu no DF fica claro a parcialmente nublado nesta terça-feira (28/7)
Leia mais notícias em Cidades

Segundo o meteorologista do Inmet Manoel Rangel, a queda na umidade se deve a uma massa de ar seco que se instala em 80% do país nessa época do ano. ;É como se ligassem um ventilador de cima para baixo no nosso território. Assim, ele não deixa as nuvens se formarem e há um ressecamento, pois não chove;, explica. Rangel não descarta a possibilidade de, nos próximos meses, os índices de umidade ficarem abaixo de 20%.

Com relação ao aumento da temperatura mínima no DF, Rangel afirma não haver um padrão. ;Está oscilando muito. Mas isso depende muito da formação de nebulosidade no fim da tarde. São as nuvens que regulam isso. Quanto mais nuvem nesse período, mais capacidade de reter a luz que o sol emitiu ao longo do dia;, argumenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação