Cidades

DF abriu 14 mil novos postos de trabalho em junho, aponta pesquisa

A taxa de desemprego se manteve estável, ao passar de 14,4% para 14,2%

postado em 29/07/2015 11:04
A taxa de desemprego no Distrito Federal relativa ao mês se junho se manteve estável, ao passar de 14,4% para 14,2%. O contingente de desempregados estimado é de 223 mil pessoas ; 2 mil a menos que o mês anterior. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego do DF (PED-DF), realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho, em parceria com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

No setor de construção civil foram gerados 11 mil postos de trabalho
Leia mais notícias em Cidades


De acordo com a análise realizada pela pesquisa, o incremento no índice pessoas empregadas se deu ao aumento do nível de ocupação, com a geração de 14 mil novos postos de trabalho. Os setores que alavancaram esse crescimento foram a construção, com 11 mil postos de trabalho, e o comércio, com 6 mil postos de trabalho, e a administração pública, com 1 mil. Em contrapartida, na indústria de transformação foram extintos 4 mil postos de trabalho.

No levantamento, os grupos minoritários de negros e pobre continuam em desvantagem. Os maiores índices de desemprego registrado é entre esse público, bem como entre mulheres e jovens, na faixa etária de 18 e 24 anos. Entre as regiões do DF, o Plano Piloto continua se destacando com os menores índices de desemprego (7,4%), enquanto São Sebastião e Santa maria revelam mais do que o dobro da taxa de desemprego (16%). A PED-DF traz a tona, ainda, o aumento dos empregos informais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação